quarta-feira, março 30, 2016

Uma escolha inteligente

Chama-se Asa, de raça pastor alemão que, por definição, é um cão inteligente. Será uma boa companhia para o presidente. Marcelo escolheu bem.



Manifestação de interesses: cá em casa há sempre um pastor alemão à porta...

terça-feira, março 29, 2016

Angola, liberdade adiada

A recente condenação de opositores angolanos prova que a democracia ainda não chegou a Angola e,  sem democracia,  não há liberdade. 

As ditaduras não se democratizam naturalmente... 

domingo, março 27, 2016

Choque frontal

O acidente que vitimou 12 portugueses nas estradas de França, estando um outro hospitalizado, chocou a consciência  nacional. Numa carrinha legalmente autorizada a transportar 6 passageiros, viajavam 13, presume-se com as respectivas bagagens.
Provinham da Suíça e aparentemente evitavam circular por autoestrada, pois o acidente ocorreu numa estrada secundária, no centro de França.

Chocante, o acidente e não só.

sexta-feira, março 25, 2016

Os anos do desespero

Em finais do século XIX houve um compositor francês que incluiu numa sua ópera um verso onde afirmava taxativamente: "Les portugais sont toujours gais". Traduzindo, "os portugueses são (ou estão) sempre alegres"

Ainda durante a primeira metade do século XX se ouvia esta expressão a propósito de tudo e de nada.

Porém, segundo um relatório recente da Direcção Geral da Saúde, tal afirmação perdeu aderência à  realidade pois “Portugal é dos países onde a depressão assume maior gravidade”, acrescentando que "a crise económica vivida nos últimos anos fez aumentar o desespero.

O responsável por esses "últimos anos" continua por aí de bandeirinha na lapela a fingir que não é nada com ele. 

quinta-feira, março 24, 2016

O PSD à procura de líder

Não, o PSD não anda à procura de líder,  mas devia e,  se dúvidas havia, Passos Coelho encarregou-se de as desfazer.  Ao questionar a intervenção do primeiro-ministro no sentido de preservar a estabilidade do sistema financeiro, Passos Coelho não deu um tiro no pé, foi uma rajada.

Se António Costa não deu importância à crítica do lider do PSD,  atribuindo-a certamente à obsessiva necessidade de Passos Coelho em fazer prova de vida, já o presidente da República não deixou passar em claro a estúpida intervenção do ex-primeiro-ministro e aproveitou para o atirar ao tapete. 

"... Uma coisa são interesses privados, outra é o interesse nacional", explicou o professor. 
Se o líder do maior partido da oposição precisa que o presidente da República  o alerte para o interesse nacional,  será melhor mudar de líder. 



terça-feira, março 22, 2016

Ataque à liberdade

Os atentados terroristas de hoje em Bruxelas são antes de mais um ataque à liberdade. Não é por acaso que o terrorismo é alimentado por países onde a liberdade política não existe, nem se reconhece a igualdade de direitos.

As sociedades desses países são sociedades reprimidas, obrigadas  a obedecer cegamente a valores retrógrados  que escravizam os cidadãos  e impedem o desenvolvimento humano. 

Estes actos terroristas são parte da guerra da selvajaria contra a civilização, que tem tido diferentes formas e disfarces, mas sempre existiu.

segunda-feira, março 21, 2016

O melhor desde 2010

O PSD e CDS, mais o séquito de comentadores que durante a longa noite de Passos,   Portas e Cavaco teceram loas à austeridade que empobreceu o país, fartaram-se de descascar no orçamento que foi aprovado com os votos contrários dos partidos encostados à  direita.

E, no entanto, segundo o grupo de economistas que estuda estas coisas, o orçamento 2016 é, só, o melhor desde 2010, consequentemente bem melhor que qualquer dos orçamentos de miséria que os incompetentes do PSD e do CDS impuseram ao país.

O programa da direita portuguesa é sempre o mesmo: fazer os pobres mais pobres para enriquecer os mais ricos.

Votar nesta direita não é crime, mas há-os menos graves...


domingo, março 20, 2016

É o nervoso que o faz falar

Passos Coelho, que escondeu até ao limite o descalabro do BES, prejudicando milhares de cidadãos, e atrasou criminosamente a resolução do  Banif, agravando desnecessariamente o deficit  da República, ficou muito preocupado porque o primeiro-ministro teve uma reunião com Isabel dos Santos.

Exige transparência, diz ele, que enquanto esteve no governo fazia tudo à socapa e até vendeu a TAP pela calada, quando  já estava demitido.
Que lata!

sábado, março 19, 2016

Brasil, mais um golpe?

Dilma e Lula cometeram com certeza muitos erros. 
Porém, substitui-los pelas forças que os querem derrubar  será um erro muito maior. 

sexta-feira, março 18, 2016

Imprensa e justiça

"Começamos a permitir a jornalistas o que só foi “permitido” à PIDE/DGS: vasculharem na correspondência, desrespeitarem todos os momentos de intimidade sem qualquer limite de pudor ou compaixão, tornarem públicas escutas policiais, relevantes ou irrelevantes para um processo. A selvajaria tabloide é em tudo semelhante à selvajaria do sistema financeiro. É o mercado à solta sem obedecer a outra ética que não seja a mercantil. Dizer que basta não consumir o que agride os direitos de terceiros para a coisa desaparecer é acreditar que o mercado se regula a si mesmo. E isso não é verdade."



terça-feira, março 15, 2016

Vingança falhada

Os portugueses já sabiam que Cavaco é vingativo, agora ficaram a saber que Passos Coelho não lhe fica atrás. 

Incapaz de aceitar democraticamente um governo que emanou do voto dos eleitores, o líder do PSD não perde uma oportunidade de chantagear quem lhe tirou o pote. 

O governo de António Costa, como lhe compete, previu verbas para fazer face a compromissos internacionais assumidos na vigência do governo Passos /Portas. 

Apesar de continuar de bandeirinha na lapela,  Passos Coelho ameaçou votar contra a norma do orçamento que previa as verbas para satisfazer os compromissos a que o seu governo vinculou o país... 
O sentido de estado do rapaz da bandeirinha fica-se pela lapela. 

segunda-feira, março 14, 2016

As lágrimas de Paulo Portas

À saída do congresso do CDS, Paulo Portas não conteve as lágrimas. Se a genuinidade do choro levanta algumas dúvidas, poucos acreditarão que a despedida  seja irrevogável.

Os últimos quatro anos deitaram por terra a credibilidade de um político que renegou todos os compromissos para repartir o pote com Passos Coelho, revelando quão cinicas eram as efabulações do "partido dos reformados" e do "partido dos contribuintes" com que enganou os portugueses.

Se fosse pessoa de bem, Paulo Portas deveria pedir desculpa e chorar baba e ranho, não por deixar de ser líder do CDS, mas por ter participado no pior governo do Portugal democrático, por ter cortado salários e pensões e por ser cúmplice do maior aumento de impostos de que há memória.

Se fosse pessoa de bem.

domingo, março 13, 2016

Entusiasmos

O país estava desejoso de ver Cavaco Silva pelas costas, mas não era preciso exagerar: a posse do novo presidente da República foi mais um show hollywoodesco que uma cerimónia de estado.
O eudeusamento de Marcelo Rebelo de Sousa feito pela  órgãos de comunicação social foi incentivado pelo próprio com um discurso sebastianico e nacionalista, em que só faltou a padeira de Aljubarrota. 
Repórteres e comentadores babaram-se a elogiar o homem, o professor, o jornalista, o comentador. Um génio, mas tão humilde que até entrou a pé no palácio de Belém!

Espera-se que Marcelo Rebelo de Sousa se distâncie da desastrosa presidência do seu antecessor, mas sobre o unanimismo dos elogios apetece recordar os versos de uma canção de António Zambujo: 


"O pai tem a mãe também

Que é tão tão,
Sempre a preceito,
Cá para mim, no meu conceito,
Se é tão tão e tem tem tem,
Tem que ter algum defeito."

sexta-feira, março 11, 2016

Cenas da Comissão

Nos últimos dias assistimos a uma enorme chantagem da Comissão Europeia sobre o governo português. 
Enquanto do lado de governo se reafirmava que o hipotético plano B seria adoptado se e quando fosse necessário, do lado da  Comissão choviam declarações histéricas, exigindo já a adoção do tal plano.

Fez bem António Costa em pôr os pontos nos is, obrigando os comissários que ninguém  elegeu a meter a viola no saco.

Quem aceitava acriticamente todas as exigências da Comissão era Passos Coelho, mas dos fracos não reza a história.

terça-feira, março 08, 2016

Pânico na Comissão

Para que serve um plano B?
Serve para  corrigir, substituir, completar, um plano A, na eventualidade de este se revelar insuficiente.

Toda a gente percebe isto. Toda não, na Comissão Europeia não percebem.

Na Comissão só entendem a línguagem do TINA (there is no alternative) e, estando em execução um orçamento que atirou a TINA às malas, têm medo que resulte.
As receitas da troica destruíram o sistema financeiro que supostamente iriam recuperar, afundou a economia e empobreceu o país. Quem lucrou foram os bancos alemães e franceses, mais ninguém.

A Comissão Europeia estará ao serviço de  quem?

segunda-feira, março 07, 2016

O exemplo de Oliveira e Costa

No PSD, há sempre candidatos a Oliveira e Costa. Se conseguem chegar tão longe, depende das oportunidades, porque o ADN está lá.

Ao aceitar integrar os quadros de uma empresa que faz negócio com a dívida portuguesa, pela qual Maria Luís Albuquerque foi até há pouco a responsável,  a ex-ministra das finanças acaba de mostrar o seu ADN. Talvez se tenha precipitado, porque ainda ninguém se esqueceu do que fez com o BES e com o Banif...
A Oliveira e Costa foi Cavaco Silva  quem estendeu a passadeira vermelha. Maria Luís só precisa que Passos Coelho regresse ao governo para lha estender.

Dizem que a Miss Swaps vai ganhar 5000 euros mensais  por 2 a 4 dias de trabalho, donde mais uma vez se prova que "não há almoços grátis"...


domingo, março 06, 2016

RIBACÔA


Quero agradecer a todos os que me acompanharam no lançamento deste meu livro e aos que aqui no blogue, ou por outros meios,  a ele se referiram. 

Já está nas livrarias, podendo também ser adquirido no site da Chiado Editora (https://www.chiadoeditora.com/livraria/ribacoa)


Obrigado.

sexta-feira, março 04, 2016

É hoje


Hoje, 4 de Março, sexta-feira, pelas 18:30 no CHIADO CLUBE LITERÁRIO & BAR, Avenida da Liberdade nº 180 D, Galeria Comercial Tivoli Fórum, Piso-1, 1250-146 Lisboa.

Entrada livre, 

quarta-feira, março 02, 2016

Ama sem discriminações


Tanto um como outro são herbívoros. Sorte da ovelha...