sexta-feira, setembro 30, 2016

Anda o todo o mundo preocupado menos o Schauble...

Conhecem aquela anedota da mãe que vai ver o filho jurar bandeira e fica muito feliz porque o seu filho é o único que leva o passo certo no desfile?...

Pois o ministro das finanças alemão está na mesma: Da América ao Japão, os mercados financeiros tremem com a situação financeira do Deutsche Bank, mas do ministro de Merkel ainda não se ouviu uma palavra. 

quinta-feira, setembro 29, 2016

Facadas nas costas

O presidente da República, o primeiro-ministro e o PS apoiam abertamente a candidatura de Guterres. Quero acreditar que os restantes partidos também.
 No entanto, apesar de,  oficialmente,  a direcção do PSD apoiar o candidato português a secretário-geral da ONU, consta que entre os principais manobradores da candidatura oportunista da búlgara Georgieva, que acaba de ser lançada com o apoio de Angela Merkel e do PPE, é um antigo secretário de estado do PSD, Mário David.

Se isto não é traição, anda lá perto.


quarta-feira, setembro 28, 2016

Um puto malcriado?


É um garoto e faz birras como os outros. Tudo normal.

terça-feira, setembro 27, 2016

Demagogia à solta



Sousa Tavares: Fim do sigilo bancário “parece medida do Governo de Maduro” 

Os comentadores parecem-se cada vez mais com os  políticos que criticam.
Sofrem dos mesmos males, mas como não são julgados pelo voto popular, não se corrigem e ficam autistas.

segunda-feira, setembro 26, 2016

Acomodados

O governo mudou há quase um ano, mas o comentário televisivo continua alinhado com Passos Coelho e Portas, como se ainda governassem em obediência ao FMI.
Nesse tempo, quando se  cortavam salários e pensões e aumentavam os impostos empobrecendo a classe média, não se ouvia tanto barulho como o que provocou a intervenção de Mariana Mortagua ao defender o aumento do IMI para o património imobiliário superior a meio milhão de euros.

Dizem estes acomodados comentadores (Marques Mendes, Camilo Lourenço, José Gomes Ferreira...) que temos pouco ricos e por isso não se justifica esse aumento, um raciocínio tão tortuoso que aconselharia tratamento psiquiátrico. Uma simples consulta às estatísticas do mercado imobiliário ensinaria a estes preguiçosos enquistados que os imóveis que mais rapidamente se vendem são os mais caros e não são assim tão poucos: de Lisboa a Cascais, não há bairro que se preze que não tenha o seu condomínio de luxo. No Porto, a Foz também não é para todos e dos resorts de luxo do Algarve nem é bom falar...

Que os ricos não queiram pagar mais impostos compreende-se. Que os comentadores lhes facilitem a vida, transpondo-os para a classe média, é que é criminoso.

O que Mariana questionou foi o establishment que se apoderou do comentário político e um certo  conceito de politicamente correto que afecta a nossa classe política, incluindo a de esquerda.
Que nunca a voz lhe doa!




domingo, setembro 25, 2016

Orçamento 2017

Tenho resistido à algazarra sobre um eventual imposto sobre patrimónios avultados. Aliás, ninguém ainda conhece os contornos de tal imposto,  ou sequer se se vai concretizar.
Por isso, será melhor aguardar pela proposta de orçamento para 2017 e logo falaremos. Já abriu a caça às rolas mas quem tem estado de baixo de fogo é a Mariana...

sexta-feira, setembro 23, 2016

"Tem sido giro..."

terça-feira, setembro 20, 2016

Habituem-se!

Anda muita gente incomodada com o  protagonismo de Mariana Mortágua. Há mesmo quem diga que é ela que manda no governo...
Até ao ano passado, quando a direita estava na oposição beneficiava de uma aliança tácita com o PCP e o Bloco de Esquerda contra os governos do Partido Socialista.
O acordo conseguido por António Costa para formar o actual governo transformou o PCP e o BE em aliados do PS e deixou a descoberto o gueto ideológico onde o PSD e o CDS se acoitam.
É isso que os move contra Mariana.


Mourinho ainda não percebeu

Mourinho não percebeu o que lhe aconteceu na última temporada no Chelsea e que já tinha começado no Real Madrid.
Mourinho foi grande enquanto considerou os jogadores seus iguais e está a tornar-se pequeno por ter começado a vê-los de cima para baixo...

Depois de ter sido despedido pela segunda vez do Chelsea, justificava-se um período de reflexão e de auto-crítica. 
Enquanto o ego de Mourinho não se sujeitar a tais curas de humildade dificilmente recuperará o respeito e a autoridade sobre os jogadores. Sem isso não há liderança.

Por outro lado, se a obsessão de treinar equipas de topo pode ser aceitável numa situação normal, o facto de não ter conseguido aguentar-se mais de duas épocas nesses clubes denúncia uma gestão inadequada das relação com as vedetas que treina, parecendo querer disputar-lhes o vedetismo.
Para regressar ao nível que já teve, Mourinho vai ter de recomeçar por clubes sem grandes aspirações onde não haja vedetas que lhe ensombrem o ego.


domingo, setembro 18, 2016

Um país sob escuta

Quando a justiça considera que está à ser escutada, embora não o consiga provar, o direito à privacidade é uma panaceia.
 É a consequência da vulgarização das escutas na investigação criminal, uma prática com efeitos nefastos na qualidade da democracia e na confiança dos cidadãos. 

sexta-feira, setembro 16, 2016

Justiça corporativa



Não é o único sector da Administração Pública onde o interesse público é ameaçado pelos interesses corporativos. Mas na justiça, senhores, põe em causa o estado de direito e os fundamentos da democracia.


Coscuvilhices

Pedro Passos Coelho e o PSD dizem que querem "levar Portugal a sério". Mas entre o que dizem e o que fazem não há semelhança.

segunda-feira, setembro 12, 2016

O lobista

Ao contrário do que a falecida mulher deu a entender quando o crismou de "Cherne", Durão Barroso nunca foi um líder. Mesmo quando desempenhou o cargo de Presidente da Comissão Europeia, foi sempre uma figura de segundo plano e, mal saiu, apressou-se  a aceitar a função de lobista da Goldman Sachs, uma espécie de manga de alpaca da política.  
Como quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, é assim que Bruxelas o vai tratar: lobista, como os anónimos que por lá pululam.

A justiça e os justiceiros

domingo, setembro 11, 2016

Também canta o fado?


Sem querer ofender as profissionais do ramo, convenhamos que Assunção Cristas tem tiques de varina, e talvez por isso se considera agora lisboeta depois de se reivindicar angolana. 
Tem tudo colado à pressa, a começar pela personalidade política que tarda em definir-se.

sábado, setembro 10, 2016

O desamor alemão

A propósito da reunião dos países do Sul da Europa que aconteceu em Atenas,   o ministro das Finanças alemão , Wolfgang Schäuble, terá comentado: “quando líderes de partidos socialistas se encontram não sai, na maioria das vezes, nada de muito inteligente”

Para além da grosseria habitual, desta vez o ministro alemão insulta os povos que elegeram quem os governa. 
Quem se reuniu em Atenas não foram os líderes socialistas dos países do Sul, foram os governantes desses países. 

Há muito que a chanceler Angela Merkel deveria ter posto pimenta na língua a este desbocado.  A não ser que o use para ele dizer o que ela não pode... 


sexta-feira, setembro 09, 2016

A causa e o efeito


A culpa não deve ser da sociedade…
Muito do que de menos bom acontece na escola pública pode não ser culpa dos professores, mas a "sociedade" parece atribui-lhes alguma responsabilidade.
Por exemplo, quando os professores marcam greves para dias de exame, como aconteceu por diversas vezes, não podem esperar que a sociedade "desvalorize" esses comportamentos. Valoriza-os negativamente.
Há escolas más e escolas boas. As diferenças não podem estar nos alunos, de cuja indisciplina os professores se consideram vítimas, como se não fossem eles os responsáveis das salas de aula. 
A direção e o respetivo corpo docente é que “fazem” a escola.



quinta-feira, setembro 08, 2016

Zanga de comadres

O compadrio entre o Presidente Cavaco Silva e o seu íntimo assessor Fernando Lima produziu o escândalo que ficou conhecido por "escutas de Belém", uma tentativa de golpe contra o governo do Partido Socialista perpetrada a partir do Palácio de Belém.
Nem o ex-presidente da Republica nem o seu assessor esclareceram até agora o episódio que manchou indelevelmente os mandatos cavaquistas.

As desculpas que têm vindo a ser apresentadas nas entrevistas de Fernando Lima, atirando para o anterior presidente a responsabilidade por aquela vergonhosa manobra, são meras ações de propaganda para promover um livro onde o autor vaza o seu ressentimento por Cavaco Silva o ter ostracizado, quando a atoarda das escutas foi desmascarada.
O azedume de Fernando Lima contra o seu protector nada interessa ao país. Reafirma apenas o carácter rasteiro e pouco recomendável de ambas as personagens para os cargos que exerceram, mas isso já os portugueses sabiam.

terça-feira, setembro 06, 2016

Matar mulheres não honra ninguém


Há quem diga que o Corão condena estes actos criminosos, mas a verdade é que os seus autores continuam a perpetrá-los invocando o Islão e beneficiando da conivência e cumplicidade de personalidades e instituições islâmicas.

Para lavar a honra destas famílias, planeiam-se autenticas conspirações que passam por atrair as mulheres a executar, usando pérfidas artimanhas, como aconteceu com a infeliz Samia Shadid que foi induzida a viajar para o Paquistão para visitar o pai supostamente doente. 
Aliás, parece que o próprio pai e o ex-marido de Samia terão sido os mentores da conspiração  que culminou com a violação e morte da jovem Anglo-paquistanesa. 
O crime é horrendo demais para ser esquecido, mas a conivência policial que tentou silenciar o crime mostra como estes crimes são socialmente tolerados no Paquistão e noutros países islâmicos, apesar de terem leis que os proíbem. 

segunda-feira, setembro 05, 2016

Cristas, a irrealista

Apetece perguntar por que razão não fez tão absurda proposta durante os quatro anos em que esteve no governo...
Nem vale a pena perguntar, porque a deriva populista da herdeira de Portas faz dela um cata-vento: Num dia defende a classe média "vitima das esquerdas unidas", no dia seguinte propõe que seja essa mesma classe a pagar o benefício dos mais ricos.

domingo, setembro 04, 2016

O maquinista do comboio fantasma



sábado, setembro 03, 2016

Bagunça

Há quem confunda sindicalismo com bagunça. 
E o contribuinte a pagar...
Não há pachorra (nem polícias) para tantos sindicatos. 

quinta-feira, setembro 01, 2016

Vejam lá se se entendem

No PSD é assim: Enquanto Passos Coelho assusta os investidores com os papões esquerdistas que apoiam o governo ( PCP e Bloco de Esquerda ), o esquecido Poiares Maduro compara o governo de António Costa aos partidos ostensivamente reacionários que governam a Polónia e a Hungria... 
Se no PSD ainda há dúvidas sobre a orientação ideológica do governo do PS, quanto tempo mais precisarão para se esclarecerem?