Páginas

terça-feira, setembro 20, 2005

Quem mais lhe terá pago?

Um bobo do reino de sua majestade, diz cobras e lagartos de Portugal e dos portugueses, no Sunday Times . Os que se escandalizam com manifestações xenófobas e chauvinistas têm aqui um case study.

AA Gill começa por reconhecer que nunca esteve em Portugal mas isso não o impede de afirmar que o nosso país é assim uma espécie de Bélgica para os golfistas, um lugar tão “esquecível” - para os não-golfistas, claro – que os britânicos nunca conseguiram arranjar-lhe uma alcunha. Pelo teor do artigo, a piada só pode ser indecente.

Depois de nos atribuir o papel de sucedâneo de Espanha, país que teve Franco enquanto ninguém deu pela existência de Salazar (nobody notice) – o esotérico articulista faz um desafio aos seus leitores:
- Digam lá o nome de três portugueses famosos que não tenham sido marinheiros?

Para quem escreve em Inglaterra, podia ao menos lembrar-se de Mourinho e Cristiano Ronaldo…

Mas não. Nem Camões, nem Amália, merecem constar do rol deste ignorante presumido que nos atira à cara as celebridades do país vizinho: “bullfights, flamenco, Penélope Cruz and Real Madrid”, vejam só.

Tudo isto a propósito da crítica culinária a um restaurante português chamado Tugga.

The food of Greece is as wonderful as Italy’s”, faz questão de dizer o pervertido que põe a cozinha portuguesa pelas ruas da amargura.

4 comentários:

  1. Chamar-lhe ignorante presumido é pouco. Contudo, para quem como nós gasta tanto tempo de vida a desfazer naquilo que por cá se vai fazendo, já nem é de ficar muito admirado... Mas, indignado, sim! E muito! Com tamanha basófia de qualquer reles e ordinário "jornalista". Até apetecia enviar cópia do "artigo" para a embaixada inglesa em Lisboa e perguntar a sua excelência se não tem vergonha de ter um compatriota tão imbecilmente ignorante.
    Ou será mesmo defeito endémico dos súbditos de sua majestade?!

    ResponderEliminar
  2. O tal artigo destila ódio. Ele saberá as razões. Não conhece Portugal mas apenas os portugueses imigrados lá pelas terras de sua majestade.
    Claro que os portugueses imigrados representam tanto o nosso País como os bêbados ingleses no Algarve , o deles.
    Este "jornalista" deve ter sido excluído de alguma lista de convidados para férias à borla.
    Os portuguese têm é de se respeitar e investir na formação, na escola, nos empregos em Portugal!
    Manifs de tropa e de polícia são má propaganda.

    ResponderEliminar
  3. Nothing, but… have a shit, mister Gill !

    ResponderEliminar
  4. O link já não está on-line. Será que alguém guardou o dito artigo?
    http://esquizofrenico.blogdrive.com

    ResponderEliminar