domingo, dezembro 07, 2008

Querelas, ou Bagatelas?

As autonomias regionais têm-se revelado um campo de luta política que extravasa de longe a sua relevância no contexto nacional. Não sei de quem é a culpa desta desproporção, mas sobre a querela do Estatuto dos Açores sei muito bem a quem atribuir responsabilidades.

- A principal cabe à Assembleia Regional e ao Governo Regional dos Açores que no plano jurídico elaboraram um projecto com diversas inconstitucionalidades e, no plano político, tentaram avançar mais um pouco na estratégia (a única) que tem orientado os líderes regionais: Obter maior fatia do bolo orçamental e liberdade total para a gastar.

- Logo a seguir, na responsabilidade pela querela do estatuto açoriano, perfila-se a Assembleia da Republica, onde nenhum partido emergiu da incompetência e da leviandade com que o parlamento nacional tratou o assunto, passando a bola para a Presidência da República.

- Por último, o Presidente da República em vez de entregar o assunto aos juristas (Tribunal Constitucional) para que lhe dessem o necessário correctivo, cometeu a nabice de o politizar, sobressaltando as férias dos portugueses com um comunicado que até hoje ninguém sabe de que galáxia caiu.
Apesar disso, o Presidente até é capaz de estar certo quanto à questão de fundo (poderes presidenciais).
Mas, ao vê-lo enxofrado com as bagatelas inconstitucionais do estatuto açoriano, quem vai acreditar na sua boa fé se nem tuge nem muge, quando a democracia e a constituição sofrem tratos de polé na Madeira?
Além disso, já alguém lhe deve ter dito que a inconstitucionalidade não prescreve, pode ser declarada a todo o tempo. Não se amofine...

4 Comentários:

Às 07/12/08, 13:20 , Anonymous Anónimo disse...

Ora aqui está o que me parece sensatez...A minha total concordância. Um abraço, Zé.JP

 
Às 07/12/08, 22:45 , Blogger mdsol disse...

Pois! E em momento de alguma "fragilidade" ... há logo quem ... aproveite!

:))

 
Às 07/12/08, 23:21 , Blogger Gomez disse...

- Oh Zé, é muito fácil de falar contra uns e contra outros quando não de vive, repito quando não se vive, a realidade!!! Os Açores, ou melhor a Região Autónoma dos Açores, é a região mais atrasada da Europa, e quando queremos alguma coisa do poder central há sempre alguém, ou algo, que trava essa nossa pretenção!!! Pergunto, porque será???? Têm medo de sermos verdadeiramente autónomos???!!! Têm medo, se calhar pelo muito trabalho que terão em rectificar e ratificar a constituição, em um dia sermos verdadeiramente "livres"???
- Pode não ser para os meus dias, e para os teus também, mas para lá caminhamos!!!
- Olha que a Madeira já esteve mais longe (e não é uma região atrasada como os Açores)!!!!

 
Às 08/12/08, 10:09 , Anonymous Anónimo disse...

O que é LAMENTAVEL é termos na AR senhores que, em vez de porem a cabeça a trabalhar, dormem,desaparecem, estão longe das realidades e só ,de vez em quando,dizem umas coisas mais para tentar dar nas vistas...ou para justificar o lugar?!!!etc,etc,etc JP

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial