domingo, janeiro 18, 2009

"Vencer com Verdade"

"As opiniões de Manuela Ferreira Leite sobre o TGV têm vindo a revelar bastante ligeireza a tratar de um assunto muito relevante para Portugal. Vamos por partes.
A construção do TGV foi sancionada, em 2003, por um acordo entre Portugal e Espanha, assinado na Figueira da Foz, pelo então primeiro-ministro, Durão Barroso e pela ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite. Só isto já devia levar a algum recuo a líder do PSD, e impedi-la de dizer hoje, mesmo sob o argumento da crise, que uma vez chegada ao Governo se "risca por completo" o projecto.
Por outro lado, um governo de um país da União Europeia não pode, ou não deve, denunciar unilateralmente acordos com outros Estados membros. A construção do TGV tem apoios comunitários atribuídos a esta obra em concreto. É demagogia defender a reorientação do investimento quando as normas da UE não permitem a transferência das verbas.
E, no fim da linha de argumentação, podemos questionar-nos se Portugal pode ficar de fora do projecto de Alta Velocidade Europeu.
São estas questões, ainda mais sérias em tempo de crise, que os portugueses querem e devem ter respondidas e problematizadas.
Isso e não politiquice, como as acusações - infundadas - feitas à Lusa. Quem exige, e bem, que em política é preciso falar verdade não pode revelar tal propensão para a falta dela. A um candidato a primeiro-ministro exige-se o trabalho de casa. E Ferreira Leite, manifestamente, não o fez." (DN Online)

2 Comentários:

Às 18/01/09, 14:09 , Blogger Unknown disse...

Quando a palavra se destina a satisfazer o paladar do ouvinte, a sensatez e o racional esfumam-se e o disparate apresenta-se. A finalidade visa o interesse, o prazer, não a verdade.

Eis a demagogia!

 
Às 18/01/09, 17:22 , Anonymous Anónimo disse...

A crise internacional em geral e a crise interna em particular poderiam justificar o adiamento de uma obra de custos elevados e cujo interesse imediato poderia igualmente ser posto em causa.
Tratando-se ,porém,de uma obra anteriormente acordada e assinada por MFL na Figueira da Foz ,em 2004,se não estou em erro,exigia-se da política uma maior sensatez e ponderação naquilo que disse para povo "ler".
Nem tudo é possivel riscar do mapa á nossa mercê...
Subscrevo.JP

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial