quarta-feira, setembro 25, 2013

A reforma dos municípios

Ao fazer crer que a reforma do estado se conseguia cortando salários e pensões, este governo viciou uma discussão necessária e urgente, apenas conseguindo empobrecer o país. A reforma do estado continua por fazer.
A reestruturação dos municípios, cujo figurino foi moldado em meados do século XIX, não tendo qualquer adequação à realidade socio-económica actual, é provavelmente a parte fulcral dessa reforma. Há uma certa unanimidade quanto a isso,
Porém, enquanto os partidos - todos - usarem os municípios como reserva de emprego das suas clientelas, ninguém parece disposto a dar o primeiro passo. 
O panorama é desolador. A maioria dos municípios não tem dimensão nem massa critica para o desenvolvimento de um saudável poder democrático, mas nem com a ajuda da Troica foi possível beliscar o acomodado, conservador e. ultramontano poder autárquico.


As eleições que aí vêm são apenas um ritual de preenchimento de empregos. Os chamados independentes, que na maioria são independentes porque os respectivos partidos escolheram outros candidatos, fazem parte do mesmo problema e, pelo que se conhece, não patrocinam qualquer projecto de mudança. 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial