segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Má vizinhança

A Suíça gosta de se considerar neutral. Evitou envolver-se nos conflitos mundiais que eclodiram junto das suas fronteiras, mas não hesitou em lucrar com eles. De facto, o envolvimento dos bancos suíços na lavagem do dinheiro roubado aos judeus pelos nazis atingiu foros de escândalo.
Mas a falsa neutralidade da suíça durante a segunda guerra não se esgota na exploração e apropriação das fortunas confiscadas aos judeus. Sem o apoio da Suíça ao regime nazi a guerra teria terminado muito mais cedo: Como denunciou a revista alemã "Der Spiegel", em troca do ouro judeu, o Banco Nacional Suíço e o Banco de Pagamentos Internacionais chegaram a financiar as agressões nazis.
Convém ainda lembrar que a coberto da neutralidade, a Suíça expulsou de suas fronteiras os judeus que fugiam dos nazis, levando-os à morte, e chegou a transportar judeus para os campos de extermínio.


Por isso, a imposição de limites à entrada e permanência de cidadãos da União Europeia no seu território, violando unilateralmente os tratados assinados com Bruxelas, só surpreende quem ainda pensa que a Suíça é um país neutral...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial