quinta-feira, novembro 24, 2005

O pecado de nascer diferente

Desde a sua fundação, as relações da Igreja Católica com a sexualidade sempre foram inquinadas e a penitência do celibato não apaga a memória dos desmandos que as paredes dos palácios pontifícios testemunharam ao longo dos séculos.

Daí que uma discussão sobre sexualidade com a hierarquia eclesiástica resulte numa discussão sobre o sexo dos anjos, mas se há dúvidas quanto ao órgão sexual destas criaturas celestiais, há muitas provas de que os padres e os bispos não são anjos.

Por isso não confundo a Igreja Católica com a sua hierarquia, o Papa com Jesus, ou as encíclicas com os Evangelhos, nem tão pouco me surpreende que os bispos e o Papa queiram impedir o sacerdócio aos homossexuais.
Esta medida parece um exorcismo trapalhão para aplacar o fantasma das denúncias de abusos sexuais praticadas por membros do clero que surgem um pouco por todo o lado. Doutra forma não se percebe o seu alcance, uma vez que não se enxerga bem como vão fazer os testes de machismo (!?) aos candidatos. Só se exigirem provas práticas…

Em qualquer caso, o fundamento desta decisão não está nos Evangelhos, como também não se encontravam lá os argumentos para vedar o sacerdócio às mulheres ou o casamento aos padres. São fugas para a frente, na senda da almejada Contra-Reforma que a personalidade de Bento XVI incentiva.

Só os comportamentos são sancionáveis. Não o “pecado” de nascer diferente.

1 Comentários:

Às 24/11/05, 19:25 , Blogger j disse...

Bem observado.
Assim como assim, tanto é vedada aos homo quanto aos heterosexuais a relação sexual. Que me conste, ainda por opção individual...
Não é por acaso que muitos, que nós bem conhecemos, preferiram outras vidas...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial