sexta-feira, maio 19, 2006

Uma questão de direito

Tal como toda a região de Riba-Côa (municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Sabugal), Olivença e outras povoações do Alentejo (Campo Maior, Ouguela) passaram a integrar Portugal pelo Tratado de Alcanizes (ou Alcanices) celebrado entre D. Dinis, rei de Portugal, e Fernando VI, Rei de Leão e Castela.

Mais tarde, quando o furacão napoleónico varreu a Europa, a Espanha, que já se vergara ao domínio do Corso, quis mostrar serviço e invadiu Portugal, dando início à chamada guerra das laranjas. No tratado que pôs fim ao conflito (Tratado de Badajoz), a Espanha recusou devolver Olivença, desviando a fronteira para o Rio Guadiana.

Com a derrota de Napoleão em Waterloo, e na sequência do Tratado de Paris e do Congresso de Viena, as conquistas napoleónicas ficaram sem efeito. Como consequência, a Espanha também se comprometeu formalmente nestes tratados a devolver Olivença a Portugal, mas nunca honrou esse compromisso.

Numa altura em que a Espanha reclama Gibraltar, os portugueses têm o direito e a obrigação de lhe lembrar que faz hoje 205 anos que ocupa ilegalmente Olivença.

2 Comentários:

Às 19/05/06, 16:15 , Blogger j disse...

Não! Nesta não alinho, até porque não creio que, nos tempos que correm, os seus habitantes queiram ser portugueses. Nem me parece que se trate de uma causa que nos deva fazer perder tempo... Para isso, chegam os "nacionalistas" para quem estas causas serão uma doce recordação de tempos idos (graças a Deus...)

 
Às 19/05/06, 19:56 , Anonymous Anónimo disse...

Eu alinho com o comentário do j mas apenas no que diz respeito a, nos tempos que correm, quem é que quer deixar de ser espanhol para se tornar português, deste Portugal triste, com a porcaria da classe(s) política(s) que temos,um Portugal com um futuro muito negro à sua frente, sem "rei nem roque"!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial