sexta-feira, abril 30, 2010

Doentes da Bola

Os políticos, bloggers, jornalistas, comentadores e pratricantes de ofícios correlativos que na actual conjuntura saem em defesa dos especuladores, são como os doentes da bola que torcem pelos clubes estrangeiros quando não é o seu clube a jogar.

2 Comentários:

Às 30/04/10, 18:12 , Anonymous fpduarte disse...

Dissertar sobre os benefícios da especulação ou da sua ausência não cabe aqui. Estou porém convencido há muitos anos, por estudo e experiência, que a especulação no mercado de capitais, se regulada com independência, favorece a boa afectação de recursos de poupança no investimento. Nos mercados de bens activos, ela potencia a formação do melhor preço e, quase corolário, é premonitória dos riscos de cartelização. Ainda e se bem regulada, claro.
Na URSS não havia especuladores. A China de Mao já arredou o preconceito. Em Angola anuncia-se que vai haver Bolsa. O reconhecimento da necessidade dos PIIGS sanearem as contas decorreu muito da especulação no mercado de capitais.
Hugo Chavez está a acabar com os especuladores, faz ele o preço do crude e escolhe os clientes. Não auguro nada de bom aos Venezuelanos. Será especulação minha?

 
Às 30/04/10, 18:26 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Caro fpduarte:

O meu conceito de especulação não é tão abrangente. Não confundo especulação com mercado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial