sexta-feira, abril 16, 2010

Nuvens de Fumo

Não sei se Portugal está à beira da Bancarrota, como afirma Simon Johnson.
Mas a reacção do Ministro Teixeira dos Santos -"Num mundo de expressão livre também se podem escrever disparates sem fundamentação sólida, reveladores de ignorância" - nada esclarece sobre as alarmantes afirmações daquele economista.
De facto, em vez de chamar ignorante ao antigo economista-chefe do FMI, Teixeira dos Santos deveria dizer aos portugueses se é verdade que Portugal “em vez de abater os juros da sua dívida, tem refinanciado os pagamentos de juros todos os anos através de emissão de nova dívida.”
Porém, em vez de esclarecer, o Ministro das Finanças lançou uma granada de fumo.
Pode facilitar-lhe a retirada, mas não augura nada de bom.

2 Comentários:

Às 16/04/10, 13:12 , Anonymous Anónimo disse...

Quase tive que me beliscar para acreditar que estava a ler este post no Forma e Contéudo. Finalmente consigo estar em sintonia 200% com um post aqui da casa.
PMC

 
Às 16/04/10, 14:16 , Anonymous fpduarte disse...

A questão dos juros é fácil de responder. O aumento da dívida e do seu financiamento é superior aos juros que se vão vencendo e liquidando. Logo, em termos consolidados, não há abatimento de juros.
Saídas a referir disparates e ignorância dos demais equivalem-se ao famoso pregão de há anos do oásis do Braga de Macedo, que "Deus haja".
A verdade de que estamos "tecnicamente falidos" não a diz nenhum político no poder. E mesmo a oposição que não dê Passos com essa mensagem. Devem sim uns e outro promover reformas, inevitavelmente muito dolorosas, que nos venham em tempo útil "reviabilizar" a economia, com um mínimo de gaffes na sua promoção pública. Dizer isto é fácil mas, espero, não falacioso.
P.S. PMC é mauzinho. 200%? A Alice não deve saber que há tantos porcentos. A tal das maravilhas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial