sábado, janeiro 15, 2011

A Entourage de Cavaco Silva

De Salazar dizia-se que era uma pessoa impoluta. Nem queria saber de dinheiro. No entanto, fechava os olhos às negociatas de figuras gradas do regime e, quanto a favorecimentos, pelo menos os mais velhos lembram-se do jeito que dava ser da União Nacional ou da Legião Portuguesa.
Os portugueses habituaram-se de tal forma a essa cultura de favorecimento que muitos ainda a consideram legitima e a “filosofia” de que só os parvos é que não se aproveitam passa de pais para filhos ainda no berço.
Por isso, apesar de alguns dos esqueletos que escondia nos armários terem vindo a público e tresandarem, a previsível vitória de Cavaco Silva nas próximas presidências vai surpreender tanto como as de Isaltino Morais ou de Fátima Felgueiras.
Nem vale a pena fazer comparações porque, claramente, as tropelias da entourage de que Cavaco não consegue desenvencilhar-se foram muito mais gravosas para o país do que as dos autarcas.

4 Comentários:

Às 16/01/11, 16:07 , Blogger jorge passos disse...

Caro Zé:
Sou um independente da política,não apolítico,e por isso capaz de não me deixar envolver na teia partidária.
Continuo a ler os teus escritos,nem sempre de acordo.
Salazar,como dizes e se dizia,era impoluto...mas fechava os olhos aos mais diversos favorecimentos que à altura se cometiam...
Hoje são os partidos que estão na "berlinda".São na maioria gente corrupta...e sobretudo aquele que está no poder.Neste momento o Partido SOCIALISTA está a cometer as maiores injustiças que, mesmo noutros tempos, eram inpensáveis.Troca gente capaz,trabalhadora,honesta e competente por "boys" incompetentes,cobardes,desonestos e corruptos.O que é preciso é que sejam da cor ou façam tudo por parecer...Assim não vamos lá.
Competência,acima do partidarismo.Caso contrário não vale a pena fazer-se comparações com o Salazarismo.
Sejamos imparciais.
Um abraço
JP

 
Às 16/01/11, 18:33 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Meu caro Jorge:
Bom ano de 2011.
Respeito a tua opinião e tens direito a reclamar quando aqui se defenderem injustiças como as que referes.Porém, afirmar que um partido, qualquer que seja,
"troca gente capaz,trabalhadora,honesta e competente por "boys" incompetentes,cobardes,desonestos e corruptos", sem identificar situações concretas, é um chavão. Sobre os esqueletos escondidos nos armários do cavaquismo, que é do trata o texto que comentas, nada disseste.

 
Às 16/01/11, 19:11 , Blogger jorge passos disse...

Caro Zé:
Espero que não duvides,se é que não sabes,de que tenho varios casos concretos daquilo que atrás referi.Bem sei que uma andorinha não faz a Primavera,mas muitas andorinhas... dá que pensar.Será que duvidas de que a cor está primeiro que a competência?!...Oxalá a razão estivesse contigo.
Um abraço.
JP

PS- A minha intervenção não mais pretendia que tentar mostrar como os favores e compadrios continuam...e oxalá não sejas directamente afectado.

 
Às 17/01/11, 06:57 , Blogger José Ferreira Marques disse...

Jorge:
Desculpa, mas invocar (apenas) os casos em que se é juiz em causa própria, não abona a favor da imparcialidade de quem os invoca.
Um abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial