domingo, dezembro 18, 2011

Quem deve a quem?

Os historiadores são unânimes em considerar que os danos economicamente mensuráveis sofridos pela Grécia, como resultado da ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial, apenas foram ultrapassados pelos sofridos pela Polónia,  União Soviética e Jugoslávia, por esta ordem. Só no inverno de 1941-1942, 300.000 gregos morreram de fome...  
No entanto, por pressão dos Estados Unidos, as indemnizações estipuladas após a guerra na Conferência de Paris ficaram muito aquém do que alguns países reclamavam. No caso da Grécia foram-lhe atribuidos 25 milhões de dólares, muito longe da indemnização  reclamada pelos gregos: Dez mil milhões de dolares,  ou seja, metade do que então foi reconhecido à União Soviética…
Estes dez mil milhões de dólares equivaleriam hoje a mais de um milhão de milhões de dólares ( USD 1 000 000 000 000,00), montante que daria para pagar dez empréstimos dos já concedidos à Grécia no âmbito da actual crise.
Por isso, quando alguns alemães, como Jens Weidmann, governador do Bundesbank, (que comparou os países em dificuldades a alcoólicos que pedem mais uma garrafa antes de deixarem de beber), se abespinham, recusando prestar-lhes apoio, não fará mal recordar-lhes que também já tiveram dividas e beneficiaram de perdões.  E que perdões!…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial