domingo, abril 15, 2012

Aguentar o coice


Os reis sempre fizeram da caça um passatempo. Mas não se pense que eram caçadores típicos, daqueles que farejam a caça e a perseguem até a encurralar. Ali, na Tapada de Mafra, ainda subsistem uns abrigos fortificados onde o rei D. Carlos aguardava confortavelmente instalado que os súbditos enxotassem os veados na sua direção. Era só fazer pontaria...
Porém, o que a história regista, e o professor Saraiva não se cansa de repetir, é que D. Carlos era um grande caçador. Com aquele corpanzil, grande seria, mas não aguentava subir os morros da Tapada.
 Em Espanha, a monarquia ainda sobrevive. O rei, apesar de visivelmente limitado por diversas cirurgias, inclusive aos joelhos, achou que teria que fazer jus à tradição e foi para o Botswana caçar elefantes.
Os espanhóis, tal como nós, atravessam uma profunda crise, havendo quem estime em 25% a taxa de desemprego. Nessa conjuntura - a não ser que fosse pelo marfim, o que penso ser proibido internacionalmente -, não se percebe por que carga de água o rei se lembrou de ir caçar elefantes.
Em qualquer caso, serviu para constatar que já não tem idade para aguentar o coice e teve de voltar de charola para a Madrid.  O mesmo é dizer: "el Rey tiene que elegir entre sus responsabilidades o abdicar para poder hacer otro tipo de vida, esto es para poder irse a cazar elefantes a Botsuana en plena crisis."

1 Comentários:

Às 19/04/12, 19:25 , Blogger Manuel Galvão disse...

é para que o povo tenha orgulho no rei que é seu...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial