quinta-feira, abril 18, 2013

Economistas de Excel


O Excel é uma boa ferramenta para quem não gosta de fazer contas de cabeça. Mas tem um problema: Ao contrário do que pensam muitos economistas - entre os quais o actual ministro das finanças, o governador do Banco de Portugal, e diversos camilos lourenços da nossa praça - o Excel não ensina economia.

O mais grave é que estes economistas e alguns políticos acreditam piamente que basta saber fazer fórmulas de Excel para tomar decisões económicas. Se confrontassem os resultados das suas fórmulas com a realidade, ou simplesmente falassem com qualquer dona de casa, dariam pelo erro. Mas a vaidade arrogante das suas crenças só compara com a fé que move os fundamentalistas, e as  consequências são igualmente devastadoras.

Como seria expectável, soube-se agora que as fórmulas do Excel usado como bíblia para justificar as medidas de austeridade impostas a diversos países, incluindo Portugal, têm erros tão grosseiros que mais parecem manipulações propositadas. Foi esta a bíblia adoptada pela Troika, por Vítor Gaspar e pelo governador do banco de Portugal, Carlos Carlos - que abraçou  o economez Excel com o fervor de um cristão novo - para nos fazerem a vida negra.

São eles que merecem  arder na fogueira que acenderam para nos queimar.

1 Comentários:

Às 18/04/13, 12:08 , Blogger J. Cosme disse...

Bom! O excel é uma ferramenta fantástica e uma ajuda de valor incalculável. Mas, apenas para aqueles que sabem o que estão a fazer com ela.
Tal como qualquer outra ferramenta, também esta pode ser usada por aqueles que idealizam um resultado e usam, de seguida, os mais "complexos" cálculos e as mais "complicadas" fórmulas para o atingir.
Foi o que aconteceu, mais uma vez!
Fazem-me recordar um colega meu, um tanto cábula, a quem eu fornecia o resultado de um problema e ele, com toda a sua "creatividade", engendrava os mais "subtis" cálculos para lá chegar!
Neste caso, parece-me até que a situação é ainda mais grave, pois que houve muita desonestidade intelectual. Tal como a desonestidade dos pseudo-governantes do nosso país.
Também por isto, eles devem ser banidos.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial