terça-feira, julho 05, 2005

Pobreza e corrupção

Ciclicamente os políticos africanos desculpam-se com as mazelas do colonialismo para justificar a pobreza dos povos africanos. Mas as razões não são bem essas. Quebrada a ordem colonial, em vez de evoluírem, os países africanos regrediram para o tribalismo e envolveram-se em guerras civis que retalharam o continente. Em muitos casos, as independências já têm meio século e os povos são hoje mais miseráveis do que na era colonial.
As estruturas produtivas deixadas pelos colonizadores desapareceram e os povos sobrevivem à custa da ajuda internacional.
Em África, a esperança de vida baixa em vez de aumentar, e bem pode o G8 perdoar a dívida ou o Live 8 cantar contra a pobreza que o problema da miséria em África não se resolve dessa forma.

Em Edimburgo fazem-se manifestações contra a globalização mas ninguém fala da corrupção das elites africanas que se rodeiam de exércitos bem armados para submeterem os povos à miséria.

A culpa não é só do capitalismo e do G8, como também explica aqui José Pacheco Pereira. Há que procurar as causas em África.

1 Comentários:

Às 05/07/05, 14:39 , Blogger j disse...

Dizes bem. Ou melhor: quase bem...
Não podemos deixar de condenar, com toda a veemência, os miseráveis vícios das novas elites africanas. Não podemos esquecer que muitos deles renunciaram aos ideais primitivos da luta anti-colonial, para se transformarem em reles facínoras, incompetentes, corruptos e maus.
Mas também não podemos meter a cabeça na areia e passar em claro que onde há corrupção há, no mínimo, dois corruptos...
Se têm exércitos super equipados, alguem tem interesse que essa situação exista, quer pela ganância do lucro fácil, quer para criar essa triste situação interna nos países com riquezas naturais imensas. É ver o que acontece em Angola, ou na região do Darfur. Porque será?!
Portanto, que se calem os arautos dos "defensores da liberdade". Porque não são apenas os corruptos "nativos" os culpados.
Aliás, essa explicação "óbvia" e tão simplista só pode ser usada por ignorantes ou mal intencionados.
(Ainda bem que escreveste "A culpa não é só....")
(jcm)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial