quinta-feira, dezembro 28, 2006

Anacrónicos e brutais

Toda a gente se lembra do alarido que se fez por causa dos “touros de morte” de Barrancos. Havia que “respeitar a tradição”, defendiam os aficionados barranquenhos, que nunca viram tanta gente nas festas da sua terra como nos anos em que a GNR fazia vista grossa e deixava matar os touros “clandestinamente”.

Afinal, mesmo na vizinha Espanha, que sempre teve “touros de morte”, a tradição começa a ser fortemente contestada, tendo a Ministra do Ambiente, Cristina Narbona, defendido que se deve caminhar para a proibição da morte do touro na praça “equiparando así la Fiesta Nacional a la tradición portuguesa” no dizer do El Mundo.
Segundo a ministra, as touradas (la fiesta) e a caça à raposa no Reino Unido são tradições que vêm sendo “consideradas anacrónicas e brutais na União Europeia” e têm uma oposição cada vez maior no Parlamento Europeu.

A reacção do loby taurino não se fez esperar e invocou a cultura, as tradições e até a economia para que nada se altere na festa brava. Ao contrário, as diversas associações ambientalistas de Espanha viram nas palavras da ministra uma porta de esperança.

Em qualquer caso, independentemente do que vier a acontecer em Espanha, este episódio põe a nu o anacronismo da excepção barranquenha.

2 Comentários:

Às 28/12/06, 17:16 , Anonymous Anónimo disse...

Sem dúvida.
Aliás, eu iria mais longe e trataria até de arranjar a coisa de tal modo que pudéssemos, de quando em vez, brincar aos touros com esses chamados de aficionados.
Talvez fosse a única forma de me levar um dia a presenciar semelhante aberração...
(jcm)

 
Às 29/12/06, 02:11 , Anonymous Anónimo disse...

Volta de novo à baila uma situação que se arrasta ao longo dos tempos.
Aqui pergunto,porque não posso ver. Será que os que não gostam de ver uma tourada, por ser barbaro fazer sofrer o animal, já foram ver como se matam estes bichos nos matadouros? Será que não se alimentam de carne de outros seres vivos? Quer dizer vivos,antes de serem mortos para possam ser comidos. Assim como as galinhas, os coelhos e outros que tais são criados para serem sustento da população humana os touros são criados unica e exclusivamente para serem lidados nas praças. Se deixar de haver touradas é mais uma espécie que desaparece deste planeta, porque o touro não serve para mais nada.Morrer na praça de touros ou no matadouro? Para um animal criado para esse e único fim a morte digna é na praça onde sofre menos do que se for aguardar a ida para o matadouro após a corrida. Já lá chegam por vezes cheio de febre e depois de perderem bastante sangue. É atroz? É sim senhor. É bárbaro? Acho que não. Sofrem mais os animais em cativeiro toda a vida com o único e exclusivo fim de serem comidos, alguns pelos defensores dos touros. Que no fim querem acabar com eles mas de outra forma. EXTINGUIR A SUA ESPÉCIE PARA ACBAR COM AS TOURADAS.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial