sábado, janeiro 30, 2010

Rating (versão National Geographic)

Acusadas de terem contribuído para a especulação financeira que desencadeou a maior crise internacional dos últimos cinquenta anos, as agências de rating tentam recuperar a credibilidade e o negócio abalados pelo estrondoso falhanço na previsão do tsunami que submergiu a economia mundial.
Envergonhados pelas orelhas de burro que lhes atiraram de todos os quadrantes, os poltrões acobardam-se e com os poderosos não se metem, nem lhes questionam os rácios.
Quem lhes paga as favas são os fracos (vulgo, mexilhões) cuja exposição acima da linha d’água é severamente punida.
Não contentes em pôr o mundo de pantanas com a música da especulação financeira, estas hienas, que alguns confundem com sereias, minam agora a confiança dos mercados e atrasam a recuperação económica.
---
P.S.: As sereias são seres mitológicos e não dão música. As hienas é que imitam o choro dos inocentes…

2 Comentários:

Às 31/01/10, 15:48 , Anonymous Anónimo disse...

As 3 empresas de rating ( seja lá o que é que isto quer dizer!) que dominam o mercado na zona europeia são americanas.
A maior é a standard&Poor´s , as outras duas são a Fitch e a Moody´s. A fITCH luta, actualmente, desesperadamente para aumentar a sua quota de mercado e só diz asneiras ( por ex: nas vesperas da bancarrota classificaram a irlanda e a islândia com uma triple AAA - classificação máxima, dizendo que eram as economias melhor geridas e o local ideal para os investidores aplicarem o seu cacau).
A moody´s ainda agora uma hora!!!!!! depois do teixeira santos entregar o orçamento na assembleia da república já vinha dizer que devia ser feita a revisão em baixa da nota da qualidade da nossa dívida pública.
temos que ser claro, estas agências não desempenham um papel desinteressado e isento. o negócio delas é justamente aumentar as margens de lucros dos bancos, ou seja, quanto mais negativo é o rating maior é a taxa de juro que os países pagam.
devia era haver coragem para se criar uma ag~encia europeia credível, acima destas manigâncias, e mandar os americanos, e as suas agências, pregar para outra freguesia. abr. PMC

 
Às 08/02/10, 20:36 , Blogger maria disse...

Obrigada pelo texto. Sou ignorante relativamente a estes assuntos e hoje em dia temos de estar mais informados. Dá que pensar!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial