sexta-feira, abril 02, 2010

Competitividade

A formação escolar dos empregadores portugueses é substancialmente inferior à da população empregada, e também à dos seus colegas espanhóis e à da média dos empregadores dos 27 Estados-membros da União Europeia, segundo dados relativos a 2008.”
A generalidade dos comentadores de economia, incluindo Cavaco Silva, massacram-nos regularmente com a falta de competitividade da nossa economia, mas nunca falam disto.
Porque será?

2 Comentários:

Às 02/04/10, 13:49 , Anonymous fpduarte disse...

Porque será?
Perguntas retóricas são difíceis de abordar. Cavaco Silva nunca falou disto se calhar pelas mesmas razões que Jorge Sampaio e Mário Soares também não. E nenhum deles nem antes Eanes se atreveram a tocar nas reformas Gonçalvistas na Educação. E os professores do primário e secundário trabalharam assim em part time muitos anos e reformam-se com aumento de vencimento em idade em teoria de maior fecundidade pedagógica.
Mandamos assim para a rua ou para a Universidade uma maioria de jovens mal preparados para a vida.
Alguns jovens porém preferiram a escola da vida para se auto educarem e foram trabalhando como biscateiros independentes, criaram pequenas empresas, uns poucos cresceram e gerem empresas de alguma dimensão. Há ainda muitos sobreviventes do anterior regime e da quarta classe. Ficam porém agora mal nas estatísticas sobre qualificações da população.
Ouve coragem de encetar a reforma na Educação básica/secundária. Os objectivos são bons e são óbvios. O faseamento das medidas é contestado, há recuos e o clima nas Escolas não é propício ao desenvolvimento de uma boa ensinança. Mas a reforma tem que se fazer.

 
Às 02/04/10, 14:11 , Anonymous Anónimo disse...

Vem um pouco ao caso. Para rir e chorar envio link de vídeo como evidência de falta de critério na selecção de um adminitrador por parte do Estado e da inutilidade de comissões parlamentares arremedando investigação judicial
http://www.youtube.com/watch?v=Hg6K3YFRuvA

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial