quarta-feira, junho 23, 2010

Scuts e regionalismo

Exceptuando as ilhas atlânticas, cujo regionalismo se explica pela geografia, o regionalismo na parte continental de Portugal, além de não ser consensual (já foi rejeitado em referendo), não é um fenómeno natural. Nunca houve um movimento de raiz popular nesse sentido. Tirando algumas elites do Porto, reféns duma rivalidade com Lisboa parida no futebol, ninguém neste país fala em regionalismo.
Em Portugal continental, o regionalismo não passa de uma estratégia para distribuir o orçamento pelas elites. É um contra-senso. A sua implementação será um desastre de consequências inimagináveis, podendo estar em causa a sobrevivência de Portugal como país.
As movimentações relacionadas com a introdução das portagens nas SCUTS são um bom exemplo do que move os nossos regionalistas: Em vez de serem pagas por quem a usa, maioritariamente os automobilistas da respectiva região, querem que as Scuts continuem a ser pagas com o dinheiro de todos os contribuintes, incluindo os que não têm carro…
Como antes defendemos, as Scuts são auto-estradas e, duma forma ou doutra, todas se pagam. A forma mais justa é serem pagas por quem as usa: Portagens para todas!

4 Comentários:

Às 23/06/10, 11:13 , Blogger j disse...

Inteiramente de acordo. Nem sei porque tenho de pagar a CREL (circular de Lisboa) e os senhoritos do Porto pretendem mostrar a velocidade das viaturas sem pagar.
Ou há moralidade ou comem todos!
Quanto aos chips, não sei onde residem os problemas: será que não há outros meios para vigiar o cidadão? Então os actuais dispositivos da via verde não fazem o mesmo? Então agora já não se fala em racionalidade de meios e de produtividade?
Apetece-me mandar à fava estes politiqueiros da treta.
Já agora, o que terá que ver com o assunto o sr. presidente do ACP? O facto de o ser, dar-lhe-á o direito de dizer as barboseiras que lhe apetece?!

 
Às 23/06/10, 18:53 , Anonymous JN disse...

Errado!
Os regionalismos reflectem aquilo que não se adequa para o país todo.
A criação de portagens em vias que antes não tinham, pode faze sentido a nível nacional, mas não regionalmente.
De certeza absoluta que é possível cortar despesas em vez de aumentar taxas.
O chip de identificação automóvel não só não faz falta nenhuma, como não serve para nada.
É só mais uma despesa, mais uma, para o contribuinte.
O stado tem que pensar cada vez menos em meter-se na vida dos portugueses.

 
Às 23/06/10, 23:04 , Blogger j disse...

Seria bom que estes rapazes que nasceram com verdade na barriga, deixassem de se agitar tanto e de tentar gastar o tempo dos outros com palermices inconsequentes.
Refiro-me ao rapaz JN que se atreve a utilizar um sítio sério com exclamações parvas e opiniões que apenas reflectem a voz do dono...

 
Às 24/06/10, 05:48 , Blogger José Ferreira Marques disse...

JN:
Errado e ignorante.
Passe bem.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial