sexta-feira, outubro 21, 2011

Avisar a malta…

A democracia que vivemos desde 25 de Abril de 1974 é provavelmente a conquista mais importante dos portugueses desde a Restauração. Não é por vivermos tempos de crise que a importância da democracia diminui. Pelo contrário: Pelo caminho que as coisas levam, ultrapassar a crise sem pôr em causa a democracia, pode revelar-se um desafio ainda maior do que vencer a própria crise.

Vem isto a propósito do frenesim justiceiro que por aí anda, a fazer lembrar tempos de má memória. Também nesses tempos a sanha persecutória se apoiava em pretensos valores de justiça que, vistos de perto, mais não eram do que máscaras ideológicas dos algozes, que nunca tiveram coragem de enfrentar as vítimas de cara descoberta.

Entre nós, a democracia acabou com a polícia política, tristemente celebrizada pela PIDE. Mas convêm alertar os mais distraídos de que os “justiceiros”, que andam à procura de bodes expiatórios para imolar na praça pública, perseguem exactamente os mesmos fins e os meios de que se servem só na aparência são diferentes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial