sábado, maio 27, 2006

O fascismo nunca existiu

A ditadura que perdurou de 1928 a 1974 em Portugal nunca foi fascista, nem na forma, muito menos no conteúdo.”

Esta frase foi retirada de um texto do blogue “Tugir”, subscrito por CMC, onde se questiona a natureza fascista do regime derrubado em 1974.
No mesmo blogue, alguém (LNT) já se encarregou de mostrar o delírio desta tese.

De facto, além de deturparem a verdade histórica, aquelas afirmações insultam a memória dos que sofreram a violência do regime e manifestam pouca consideração pela liberdade. Apenas os que integraram o lote dos beneficiários do regime as subscreverão.

Talvez o fascismo português não fosse “tão puro” como o italiano, mas ninguém duvida das suas inspirações comuns. O facto de ser “mais branco” apenas ajuda a compreender porque Salazar morreu de velho, ao contrário de Mussolini.

Posto isto, também apetece perguntar:
Fora os correlegionários e os ignorantes, a quem é que estas falsificações históricas e políticas podem convencer?”.

2 Comentários:

Às 28/05/06, 14:00 , Blogger j disse...

Já há muito me habituei a ignorar estes palermas. Prefiro entender que são apenas incompetentes ou doentes mentais que gostam de dar nas vistas dos incautos que deparam com a sua conhecida verborreia. Acho que nem vale a pena perder tempo com estas aventesmas, embora, de quando em vez, me apetecesse perguntar-lhes se a minha pequena história pessoal não terá sido apenas um sonho mau que terei tido...

 
Às 17/10/08, 19:01 , Blogger Green Street Hooligan disse...

Nem o autor do post nem o comentador seguinte consegue criticar a frase com argumentos válidos. A poeira com que nos enganam há mais de 30 anos...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial