quarta-feira, dezembro 15, 2021

Como é possível?

 Conheço uma boa parte de Angola: Nasceu-me lá uma filha e, ao todo, vivi lá sete anos,  incliindo 27 meses como militar do exército português. 

Trabalhei em Luanda, percorri o norte e uma boa parte do leste, e até fiz uma viagem de comboio entre Nova Lisboa (actual Huambo) e Teixeira de Sousa (actual Luau).

Além  do petróleo - mesmo em Luanda vêem-se poços em exploração-, há  minas de ferro no sul e tropeça-se em diamantes nas ribeiras do nordeste.

A terra dá tudo e, em alguns casos, com colheitas duas vezes ao ano. Já foi o terceiro maior produtor mundial de café e só não continua a ser por falta de iniciativa e organização. 

Por isso é que me escandaliza o facto divulgado pela Amnistia Internacional, referindo que há populações a morrer à fome no sul de Angola. 

Os ricos de Angola ombreiam com os mais ricos de qualquer país, e isso não seria mau se a riqueza fosse mais distribuida, em vez de ser usurpada pelas elites políticas e militares.

Por isso me escandaliza que haja gente a morrer à fome e estranha-se que os governantes não se envergonhem nem nada façam. 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial