segunda-feira, junho 20, 2005

A razão das greves

O sindicalismo nasceu do confronto dos operários com o liberalismo do século XIX. Apesar de apadrinhadas por partidos e organizações sindicais que se reclamam de génese proletária, não é preciso ser especialista para concluir que as greves recentes do nosso funcionalismo nada têm a ver com a luta contra o capitalismo. São chantagens corporativas de raiz pequeno-burguesa.

Salvo raras excepções, em Portugal só há greves no sector público e as suas consequências vão direitas ao bolso de cada cidadão e não dos capitalistas.

Em média, os funcionários públicos ganham mais e têm melhores reformas do que a generalidade dos trabalhadores por conta de outrem.
Então por que fazem greve?

Protegidos pelo estatuto do funcionalismo, os sindicatos da função pública aproveitam qualquer pretexto para marcar o seu terreno e demonstrar a sua força. No mês passado, os guardas florestais entraram em greve no dia em que começou a época de incêndios por considerarem “pouco digno” prestarem serviço nas torres de vigia. Agora os professores marimbam-se para os alunos e marcam a greve para os dias dos exames.

As greves (ou ameaças) de juízes, magistrados do Ministério Público, professores, forças de segurança e outros profissionais não se motivam apenas por reivindicações tradicionais. A sua luta é também pelo controlo dos diferentes sectores da Administração Pública pelas respectivas corporações.

Desta forma, o voto dos cidadãos é ludibriado…

1 Comentários:

Às 21/06/05, 15:00 , Anonymous Anónimo disse...

O estatuto de funcionário público oferece, mais nuns casos do que noutros, regalias que não estão ao alcance do trabalhador comum. Em tempo de crise, como o actual, algumas daquelas regalias tomam mesmo ares de exorbitância. Que o Governo, face às dificuldades em que o País se encontra – défice de um lado, desemprego do outro – queira tomar medidas para suspender/diminuir as regalias em questão, não me parece condenável. Que os trabalhadores da função pública recorram à greve para defender os direitos/regalias de que têm beneficiado, poderia ser condenável, moralmente, mas, em puro direito, não o é.
Resta que, o direito de greve deve ser utilizado com discernimento e civismo, o que não me parece estar a ser o caso. Que me perdoem os sindicatos implicados se estou enganado, mas o argumento avançado de que o Governo não lhes deixou alternativa para convocar a greve para outra data, não me convence. Pelo contrário, isto cheira a «política de terra queimada», cheira ao «estou-me nas tintas», ao «doa a quem doer». E se assim for, tal atitude não merece mais respeito do que as veleidades de greve dos jogadores da selecção portuguesa, no México, em pleno campeonato do mundo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial