Catalunha - o golpe de estado
Quem lidera o movimento independentista da Catalunha é o próprio governo autónomo, la Generalitat, uma instituição constitucional do estado espanhol. Ao rebelar-se contra a ordem constitucional do estado, os membros da Generalitat estão na prática a tentar um golpe de estado.
Embora se escudem no povo, a verdade é que os eleitores catalães estão muito divididos no que à independência da região diz respeito, havendo sondagens indiciando que a maioria está contra este referendo independentista.
Personalidades cujo catalanismo é inquestionável, como Joan Manuel Serrat, já se declararam contra este referendo por falta de transparência e democraticidade, responsabilizando o governo da Catalunha pela cisão que provocou entre o povo catalão.
A invocação de valores democráticos para justificar um referendo declarado inconstitucional é outro dos sofismas da Generalitat, que usa o poder constitucional concedido pelo estado espanhol para o desmembrar, tentando impor a independência a uma região onde pelo menos metade dos cidadãos a rejeita.
Ao forçar um referendo ferido de ilegalidade, o governo catalão fecha as portas ao diálogo que é a única saída para o impasse a que se chegou.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial