quinta-feira, maio 26, 2011

Noticias da crise

Chove em Atenas, mas a Acropole (ainda) nao desabou. De Portugal, so chegam sondagens...



(tambem embirro com os teclados sem acentos...)

sábado, maio 21, 2011

Claques

Não tive oportunidade de acompanhar o debate entre Passos Coelho e José Sócrates.
Lendo, porém, as reacçóes, parece que houve uma surpresa: Esperava-se uma abada, mas a generalidade dos comentadores aponta para o empate, ou vitória tangencial de um ou outro candidato, conforme as simpatias.
Tal como nos jogos entre grandes e pequenos, quando os grandes empatam - ou ganham à rasquinha - ninguém cala os pequenos…

sexta-feira, maio 20, 2011

Sujeiras

Dentro de poucas horas, Passos Coelho e José Sócrates terão um debate num canal de televisão. Os analistas relevam a experiência do Primeiro-Ministro perante a impreparação que o líder do PSD patenteou em anteriores debates.
Apesar da sua reconhecida inexperiência, Passos Coelho não perde uma oportunidade para chamar incompetentes aos membros do governo. Qualquer assunto lhe serve.
Até agora não se lhe podia retribuir o epíteto porque, apesar de se aproximar dos cinquenta, nada se sabia do que ele tinha feito.



Hoje, porém, surgiu uma notícia que atesta a sua experiência como gestor e presidente duma empresa “condenada a pagar 60 mil euros por negligência” pois, à data em que Passos Coelho era o presidente, fazia “descargas de águas residuais com níveis de enxofre superiores aos permitidos na lei...
Para quem anda por aí em bicos de pés a apontar os erros dos outros, não se pode dizer que tenha um currículo limpo…

quinta-feira, maio 19, 2011

Quem desdenha quer comprar

O PSD anda mortinho por Novas Oportunidades.
Bem precisava...

quarta-feira, maio 18, 2011

A Sagração da Ignorância

Salazar elevou a ignorância ao patamar da virtude. Fê-lo com objectivos políticos. Para o garantir, instituiu a censura sobre as notícias, os jornais, os livros, o teatro, o cinema, a música, o ensino … Nem as touradas escapavam. Para os indisciplinados, que tentavam furar as malhas da rede que aprisionava o pensamento, criou a PIDE.
Mais de trinta anos passados sobre a revolução que acabou com esta ignomínia, é triste ver responsáveis políticos atacar iniciativas que visam melhorar a educação do povo. Nesta matéria, o PSD é reincidente.
Primeiro foi a campanha contra o computador Magalhães, uma iniciativa exemplar reconhecida além fronteiras, que em poucos anos transformou por completo o ambiente escolar, proporcionando às nossas crianças uma desenvoltura no tratamento da informação que poucos julgariam ao seu alcance.


Se a campanha contra o Magalhães é uma nódoa no currículo do intelectual José Pacheco Pereira, o jovem Passos Coelho não quer ficar atrás e, em plena campanha para as eleições legislativas, não encontrou melhor tema para combater o governo do que atacar uma das suas iniciativas mais consensuais e meritórias: O Programa Novas Oportunidade.
As teias de aranha do salazarismo ainda embaraçam muita gente. Aliás, na Madeira, a aranha continua bem viva......


terça-feira, maio 17, 2011

Aquecer os motores

Os dias passam, mornos, e são cada vez maiores. Enquanto o país aguarda com os olhos postos no dia 5 de Junho, no horizonte atropelam-se trovoadas.
O 10 de Junho já foi e o Santo António que nos perdoe, mas o dia 13 transferiu-se de vez para Fátima. A esperança está no dia 5 e todo o país está suspenso do seu amanhecer.
A época não é propícia, mas pode ser que o nevoeiro desça da Serra de Sintra e passe por Massamá. Mas como o IC19 acabou com os mistérios da estrada de Sintra, torna-se difícil a qualquer encoberto chegar a São Bento sem passar pelo Rato. A não ser que opte pela contramão e se infiltre por Belém…
Porém, o mais provável é não haver nevoeiro e o dia 5 de Junho ser um dia igual aos outros. Se querem que seja diferente, comecem a fazer por isso, pois à espera do trigo de Alcácer Quibir já muita gente morreu de fome.

segunda-feira, maio 16, 2011

Intervalos

Coimbra e Évora
























domingo, maio 15, 2011

Barretes há muitos, seu...


"Jardim diz que povo português é "criticável" por enfiar os "barretes" de Sócrates" (LUSA)

Apanhados da rede

Fiados no Facebook, meia dúzia de maduros convocaram para ontem uma manifestação com o objectivo expresso de demitir a classe política.
Contavam encher a Avenida da Liberdade (Lisboa) com um milhão de pessoas. Apareceram vinte (20)

sábado, maio 14, 2011

Catroga "entrou de férias" (Expresso)

Catroga é a imagem da direita portuguesa: Só se fica a conhecer, quando deita cá para fora o que lhe vai na alma.

O problema é que até eles têm vergonha do que de lá sai...

sexta-feira, maio 13, 2011

Por maus caminhos

Alguns leitores poderão ter reparado que o texto com este título, publicado aqui ontem à tarde, desapareceu. O desaparecimento deve-se a problemas do Blogger, entretanto resolvidos. Dizia mais ou menos isto:
Desde que comparou José Sócrates a Hitler, tornou-se óbvio que Eduardo Catroga precisava de tratamento.
Porém, os seus amigos de Belém e da São Caetano, que gostam de mandar alertas, não prestaram atenção a este e deixaram-no cair na pornografia

quarta-feira, maio 11, 2011

Sem rei nem roque

Passos quer manter IVA intermédio, Catroga admite que não
O Público é o jornal que não se importou de descer aos infernos para atacar José Sócrates, desde que a Sonae perdeu a OPA sobre a PT. Foi também através do Público que o assessor de Cavaco, Fernando Lima, lançou a atoarda das escutas de Belém, episódio que o Presidente da República nunca teve a hombridade de esclarecer.
É pois insuspeito que o título que acima se transcreve não é um frete ao PS e não foi essa a certamente a intenção do jornal, mas aquele título diz mais sobre o Programa do PSD do que as 122 páginas de propaganda que a direcção do PSD mandou encadernar.
Se dúvidas havia sobre a insustentabilidade política da actual direcção do PSD, Catroga acabou de as desfazer: Passos diz uma coisa, ele diz outra.
Já imaginaram um Conselho de Ministros com os dois?

terça-feira, maio 10, 2011

Pedigree

Caso o PSD ganhe as eleições, para Ministro das Finanças a escolha de Passos Coelho recaiu em Catroga (atenção: o nome deve pronunciar-se à moda de Setúbal, como bancarrrroota).
Há quem critique. Que o homem já não tem idade para Passepartout e o que precisa é de sopas e descanso, embora a reforma de que beneficia, 9693,00 Euros, não seja nada de por aí além, segundo os critérios do vice-presidente do PSD, Diogo Leite de Campos...
Puro engano. Catroga (atenção à pronuncia!) pode não ser da geração do Coelho, mas pertence a uma geração com provas dadas nas finanças que só espera mais uma oportunidade: A geração da Coelha...

As melhores "colheitas" da Coca Cola (ainda sem IVA...)

























segunda-feira, maio 09, 2011

Bebam com moderação

Segundo o Económico, “Eduardo Catroga deu a cerveja como exemplo de um produto que não pode "continuar a ter taxa reduzida" de IVA”.
Para quem não saiba, Eduardo Catroga é aquele senhor de cabelos brancos que Cavaco Silva encarregou da ciclópica tarefa de dar alguma respeitabilidade à troupe da São Caetano, tendo-lhe calhado também a batata quente de fazer o programa do PSD, mais conhecido por “o ainda mais exigente que o da Troika”.
Porém, se o dito programa não foi revisto por alguém mais, digamos, actualizado, deverá ser lido com muita cautela. É que a taxa que incide sobre a cerveja é de 23%, ou seja, a taxa máximo, como prova a factura do Pingo Doce, aqui à minha frente...

Privatizar a água

O domínio privado sobre um recurso tão estratégico como a água é um atentado à soberania. O mesmo é válido para a rede eléctrica.
Os que apostam na privatização do que ainda é público para resolver o problema da competitividade do país deviam tomar um duche frio.
Algo se poderá privatizar, mas perguntem ao guru do FMI, o senhor Poul Thomsen, se na sua Dinamarca as águas e a rede eléctrica são privadas, já que os nossos jornalistas só se interessaram em conhecer a sua opinião sobre os políticos portugueses…
Lá, como em praticamente todos os países do mundo, ambas pertencem ao sector público.

Antes de começarem a escaqueirar tudo, seria bom comparar o que se propõe para Portugal com as melhores práticas internacionais, incluindo a banca e a televisão.

Deixem-se de floreados. Se querem melhorar o país, organizem-no. Retalhado pela miríade de concelhos e freguesias, não tem conserto.
Mas isto custa votos, e a atracção pelo pote é irresistível...

domingo, maio 08, 2011

Blue Tea, a special finnish selection



sábado, maio 07, 2011

Conselheiros eleitorais

Sócrates não tem perdão.
"
José Sócrates deve ser severamente punido nas próximas eleições"
Eles não têm ideias, não têm alternativas, mas não podem com o homem…
O ódio e a frustração são maus conselheiros.

sexta-feira, maio 06, 2011

Braga 1 – Benfica 0

A culpa foi da troika Hugo Viana, Custódio e Artur…

quinta-feira, maio 05, 2011

Maturidade cívica?

Um partido que tomasse a iniciativa de se apresentar a eleições com um programa como o da troika, não as venceria.
Agora há três que o subscrevem. Um deles vai ganhar, e o programa nem precisa de ir a votos.
Depois digam que a culpa é dos partidos…

quarta-feira, maio 04, 2011

Palhaço rico, palhaço pobre...

Passos Coelho diz que não assina de cruz o acordo a que o governo chegou com a troika.
Catroga apregoa aos quatro ventos que o acordo é bom devido à participação do PSD…

Vícios fatais

Confirma-se: Enquanto Passos Coelho se metia nos bolos, e Catroga não largava as cartas, o governo negociava, chegando a acordo com a troika...

terça-feira, maio 03, 2011

Photoshop















Ainda ontem me juraram que ninguém sabia do paradeiro do Ministro Teixeira dos Santos...
Quem será aquele senhor que apareceu na Televisão há bocadinho, ao lado de José Sócrates?
Não se tratem, não...

Love Letters for Dummies

Parece que o PSD está com dificuldades em fazer-se entender. É certo que ninguém consegue ouvir Catroga dois minutos sem bocejar, mas, como se prova, já no seu tempo havia quem soubesse escrever...







Mandei-lhe uma carta
em papel perfumado
e com letra bonita
dizia ela tinha
um sorriso luminoso
tão triste e gaiato
como o sol de Novembro
brincando de artista
nas acácias floridas
na fímbria do mar

Sua pele macia
era suma-uma
sua pele macias
cheirando a rosas
seus seios laranja
laranja do Loge
eu mandei-lhe essa carta
e ela disse que não

Mandei-lhe um cartão
que o amigo maninho tipografou
"por ti sofre o meu coração"
num canto "sim"
noutro canto "não"
e ela o canto do "não"
dobrou

Mandei-lhe um recado
pela Zefa do sete
pedindo e rogando
de joelhos no chão
pela Sra do Cabo,
pela Sta Efigénia
me desse a ventura
do seu namoro
e ela disse que não

Mandei à Vó Xica,
quimbanda de fama
a areia da marca
que o seu pé deixou
para que fizesse um feitiço
bem forte e seguro
e dele nascesse
um amor como o meu
e o feitiço falhou

Andei barbado,
sujo e descalço
como um monangamba
procuraram por mim
não viu ai não viu ai
não viu Benjamim
e perdido me deram
no morro da Samba

Para me distrair
levaram-me ao baile
do Sr. Januário,
mas ela lá estava
num canto a rir,
contando o meu caso
às moças mais lindas
do bairro operário

Tocaram uma rumba
e dancei com ela
e num passo maluco
voamos na sala
qual uma estrela
riscando o céu
e a malta gritou
"Aí Benjamim"

Olhei-a nos olhos
sorriu para mim
pedi-lhe um beijo
lá lá lá lá lá
lá lá lá lá lá
E ela disse que sim...

segunda-feira, maio 02, 2011

A história não perdoa












O homem que hoje morreu às mãos de soldados americanos, pensou que podia fazer retroceder a história. Sob a máscara dum fanatismo religioso medieval, inspiravam-no ódios vários, o mais perverso dos quais era o ódio contra o progresso dos povos muçulmanos.
A bandeira da guerra contra os inimigos do Islão é o disfarce usado pela Al-Qaeda para os manter longe da modernidade e do conhecimento. É uma ideologia retrógrada, que tenta legitimar o morticínio de milhares de vítimas inocentes: Nova Iorque, Madrid, Londres, Bali... a série de atentados é interminãvel.
Bin Laden morreu hoje, mas, enquanto houver um operacional da Al-Qaeda a espalhar o terror em qualquer ponto do planeta, as suas vítimas lá estarão para exigir justiça.

domingo, maio 01, 2011

O que tu queres, sei eu…

A brincar, a brincar…

Novo submarino chegou a Lisboa”.
Como os jogos infantis se podem revelar perigosos…