A FORMA E O CONTEÚDO
O sonho e as palavras
domingo, setembro 30, 2018
quarta-feira, setembro 26, 2018
Contra os canhões, marchar, marchar...
Reza a lenda que a versão original era "contra os bretões" e não "contra os canhões", mas o que ficou foram os canhões.
Não sei o que será mais perigoso: marchar contra os bretões, ou contra os canhões, mas parece que há por aí gente disposta a experimentar.
A justificação é o malfadado roubo de Tancos, cujo processo neste momento estará a averiguar os contornos da devolução do material hipoteticamente roubado. Palavra de PGR.
Há suspeitos detidos, que em breve serão apresentados ao juiz.
Cumulativamente há propostas para uma comissão de inquérito, primeiro passo para a politização de um caso que devia ser da exclusiva esfera judicial.
Virar polícias civis contra militares nunca deu bom resultado. Haja bom senso.
sexta-feira, setembro 21, 2018
Uma campanha contra a constituição
A campanha da direita para a recondução de Joana Marques Vidal no cargo de Procuradora Geral da República era, em rigor, uma campanha contra a Constituição da República Portuguesa. Felizmente, deu em nada.
Só uma leitura enviesada, como a que a direita costuma fazer da constituição, permitiria concluir que a recondução da actual procuradora geral, ou de outro qualquer procurador geral da república, estaria em conformidade com a letra e o espírito da constituição.
Ainda bem que o actual presidente foi professor de Direito Constitucional pois, se fosse o seu antecessor, haveria imbróglio pela certa.
quarta-feira, setembro 19, 2018
Os problemas da EDP
A EDP, tal como outras grandes empresas, bancos incluídos, tem sido uma "placa giratória" para colocar políticos desactivados, ou a aguardar o retorno à política activa.
Sendo há muitos anos uma empresa maioritariamente privada, da promiscuidade com os maiores partidos não podia resultar nada de bom.
Apontar o dedo á EDP, responsabilizando-a por todos os infortúnios que nos aconteceram, é um acto falhado e cínico de políticos que usaram e ainda usam a EDP em benefício pessoal...
segunda-feira, setembro 17, 2018
"Calças de ganga e sem gravata"
Os comentários que se seguiram à divulgação de uma fotografia do primeiro ministro, ao desembarcar em Luanda de calças de ganga e sem gravata, condenando o traje de António Costa, são do mais tacanho primarismo.
Se bem me lembro, ao contrário de Maputo, onde a influência da África do Sul impôs algum formalismo, em Luanda toda a gente anda em camisa. Usar casaco naquele clima, além de violento, é uma aberração.
Aliás, antigamente o próprio governador recebia os visitantes no palácio em mangas de camisa.
António Costa usava um blaser, mas não se livrou das críticas de alguns retrógrados conservadores, cuja raiva pelo bom desempenho do seu governo aproveita tudo para o criticar.
Nem o traje escapa...
quarta-feira, setembro 12, 2018
Uma classe privilegiada
Segundo um relatório da OCDE,os professores portugueses ganham mais 35% do que os outros licenciados com habilitaçoes equivalentes.
Nos salários de topo estarão mesmo acima da média da OCDE.
E no entanto, em Portugal não há abertura nem encerramento do ano lectivo sem que os sindicatos dos professores ameacem ou façam greve.
Enquanto os professores portugueses não interiorizarem que o mais importante da educação são os alunos, as manifestações a exigir "respeito" são exibições patéticas.
segunda-feira, setembro 10, 2018
Canzoada
A campanha da direita (incluindo o P. R?) para prolongar o mandato da actual procuradora geral da república, além de atentar contra o princípio da separação de poderes, é uma vergonhosa manipulação da opinião pública, tentando criar um facto consumado para condicionar o governo, a quem compete propor a designação do PGR.
Será que a direita tem medo que finalmente se investiguem o negócio dos submarinos ou as sequelas dos desfalques do BPN, bem como os demais negócios obscuros envolvendo personalidades da sua área política?
Dizem que quem tem medo compra um cão e, pelo barulho, compraram muitos...
quarta-feira, setembro 05, 2018
A propósito das greves anunciadas
A carantonha da Ana Avoila e o bigode do Mário Nogueira ameaçam-nos dia sim, dia sim, com greves e manifestações. Porém nunca os vi denunciar as fraudes dos seus representados.
Ainda não perceberam que estão a ir ao bolso dos contribuintes, ou não se importam?
domingo, setembro 02, 2018
Especulações
Ultimamente têm-se procurado encontrar os culpados de tal situação, havendo quem exija a intervenção do governo.
Porém, se seguirem o link, verão que a situação relatada não é no nosso país, o que remete o problema para outro nível...
sábado, setembro 01, 2018
Pássar o inverno com a hora de verão
Não me agrada a hipótese de o sol nascer por volta das nove horas.
Se não alterarem os horários escolares, acordar os miúdos de madrugada é um tormento para eles e para os pais.
Recordo bem aquele inverno negro quando o primeiro-ministro Cavaco Silva teve a descabelada ideia de pôr Portugal na hora Europeia. Com a extensão da hora de verão a todo o ano, o resultado é o mesmo.
Agora os miúdos que então me custavam acordar vão ter o mesmo problema para tirar da cama os meus netos.
Se não alterarem os horários escolares, acordar os miúdos de madrugada é um tormento para eles e para os pais.
Recordo bem aquele inverno negro quando o primeiro-ministro Cavaco Silva teve a descabelada ideia de pôr Portugal na hora Europeia. Com a extensão da hora de verão a todo o ano, o resultado é o mesmo.
Agora os miúdos que então me custavam acordar vão ter o mesmo problema para tirar da cama os meus netos.