quinta-feira, maio 31, 2012

Declaração de guerra

A guerra, a verdadeira, é entre a Impresa de Francisco Balsemão e a Ongoing, do espião Silva Carvalho, do Moniz ex-TVI, do  deputado Branquinho e de um tal Vasconcelos, que parece ser o patrão da loja.
Só está por esclarecer (estará?) de que lado da barricada estão Miguel Relvas e Passos Coelho, pois, com as intervenções de ontem  na A. R.,  o primeiro-ministro ficou sem espaço para se distanciar do imbróglio em que o seu braço direito se enredou.

Só cá é que é bom…

quarta-feira, maio 30, 2012

Acordo Ruas/Relvas


Quem pensasse que de um acordo cozinhado por estas duas sinistras personagens resultava algo de bom, não vive neste mundo.

 O estranho é que até aqueles que deviam estar atentos, revelam andar muito distraídos, quando lhes passou pela cabeça que este governo ia acabar com o superavit de autarcas, como aconselhou a troika.
A receita deste governo é sempre a mesma: Ir ao bolso dos portugueses, chamem-se trabalhadores, pensionistas ou munícipes. Mas nunca por nunca beliscar os interesses das suas clientelas, mesmo que a troika mande.
A troika é a máscara usada pelo governo para assaltar os portugueses.  

terça-feira, maio 29, 2012

A Limpeza das Secretas

domingo, maio 27, 2012

AFUNDOU!



De pouco serviram as tristes figuras dos deputados do PSD e do CDS, jurando a honorabilidade de Relvas.
Até Jorge Coelho - os amigos são para as ocasiões - lhe atirou uma bóia, que, por mero acaso, era de chumbo…

sexta-feira, maio 25, 2012

Náufrago e suicida


quinta-feira, maio 24, 2012

Coisas que não sabia...



e vale a pena saber:
Os Estádios do Euro2004 custaram muito menos que a nossa participação militar na Bósnia e no Afeganistão. ( lido  aqui)

quarta-feira, maio 23, 2012

Lixados da vida

A OCDE insiste em nos trazer más noticias: Depois de deitar para o lixo as previsões  do governo para 2013, vem-nos dizer que os portugueses andam lixados da vida. Como se nós não soubéssemos...
Se nos países da OCDE a média dos cidadãos entre os 25 e os 64 anos com o ensino secundário completo é de 74%, enquanto em Portugal é 30%, que é que esperavam?
O  baixissimo nível dos programas populares das televisões, mais  os infindáveis telejornais, e os pasquins em que, salvo uma ou duas  excepções, se transformaram os jornais,   contribuem decisivamente para perpetuar a anacronia educacional do país.
Em contrapartida, temos três (3) jornais diários desportivos que enchem as páginas de futebol. No país do futebol, a Inglaterra, não há nenhum...
O futebol é bonito, mas não substitui a educação.

terça-feira, maio 22, 2012

Brothers Gibb

Irmãos eram quatro: Barry, Maurice, Robin, e Andy.
Bee Gees eram só os três mais velhos: Barry e os gémeos Maurice e Robin.
O mais novo, Andy, preferiu uma carreira a solo, nunca integrando os Bee Gees. Foi o primeiro a falecer (1988), com  apenas 30 anos.
Seguiram-se os gémeos, Maurice (2003) e Robin (20/05/2012).
Resta o irmão mais velho, Barry, e o som irrepetível, que sobreviverá enquanto houver civilização.
----
-

segunda-feira, maio 21, 2012

Uma questão de tempo

Algumas personagens do PSD sujeitaram-se à triste figura de vir dizer que “conheciam bem” Miguel Relvas, e, por isso,  não o julgavam capaz de pressionar jornalistas.
Ontem foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa achar estranho que, sendo Miguel Relvas um “entendido” na relação com os meios de comunicação social, como é que terá caído na esparrela de ameaçar divulgar a vida privada da jornalista  que insistia em lhe fazer perguntas?
Não há nada que estranhar, professor.  Quando a democracia está no verniz, acaba sempre por estalar. É só dar-lhe tempo…

domingo, maio 20, 2012

Taça


Parabéns à Acadêmica!

Emplastro


Estado de choque


Tal como já tinha acontecido aos jogadores do Barcelona, ontem foi a vez de os jogadores do Bayern ficarem em estado de choque.  
Tanto o Barcelona, nas meias-finais, como ontem o Bayern de Munique, dominaram completamente o Chelsea, mas ambos acabaram derrotados nos seus próprios estádios.
Que santinho ilumina a estrelinha de Di Matteo?…

sábado, maio 19, 2012

Imagine!


E no entanto, (sendo o ministro de Passos Coelho), no passa nada

Público indignado

Este jornal-vítima,  que agora se queixa de Miguel Relvas, será aquele jornal-criminoso que  há três anos se conluiou com Fernando Lima  para inventar as escutas de Belém?

sexta-feira, maio 18, 2012

Esquizofrenias florais

A atual direção do PSD ganhou o partido com o apoio explícito dos autarcas do PSD,  com  relevo para Fernando Ruas.
Enquanto presidente da Associação de Municípios,  Fernando Ruas aproveitou todas as oportunidades para criticar os governos do PS, chegando a  aconselhar os munícipes a correr à pedrada  os funcionários do Ministério do Ambiente, em trabalho no  município.
Com este passado caciqueiro, e a conivente cumplicidade da direcção do PSD,  a reação à declaração de Miguel Relvas , que acusou  a Administração de sofrer de esquizofrenia, só pode ser interpretada como parte dum jogo floral.

quinta-feira, maio 17, 2012

Ladrões e preguiçosos

Calcular o imposto municipal sobre imóveis (IMI) com base no Google dá-nos a ideia correta de como o cidadão deste país é tratado pelo estado.  Em termos simples, “para quem é, bacalhau basta”.
Tirando o Google, nos tempos do Estado Novo já era assim, ao ponto de os professores de direito fiscal justificarem as filas à porta das repartições de Finanças para pagamento dos impostos como tributo ao “jus imperium”...
A democracia (ainda) não conseguiu dar a volta a isto. 

quarta-feira, maio 16, 2012

Notícias da austeridade


terça-feira, maio 15, 2012

Promiscuidade oblige

Numa tentativa de pressão  sobre os deputados da maioria, em vésperas da audições de Miguel Relvas  sobre as irregularidades do  Sistema de Informações da República, Passos Coelho veio reafirmar a confiança politica ao seu lugar-tenente.
Ele sabe que, quando um se queima, o outro arde…

domingo, maio 13, 2012

Fátima (também ) é isto


sábado, maio 12, 2012

PIDE - Prisão Imediata Destes Energúmenos

“Relvas e Marco António envolvidos no caso das secretas
Ministro e secretário de Estado são os ”dirigentes partidários” referidos na acusação “

sexta-feira, maio 11, 2012

“Novas oportunidades”

O Governo de Passos Coelho liquidou o programa “Novas Oportunidades” lançado pelo governo do Partido Socialista.
A avaliar pela taxa de desemprego (15,5%), muita gente vai ser obrigada mudar de vida, mas, chamar a isso uma oportunidade, é uma manifestação de cinismo que não se espera ouvir da boca de um primeiro-ministro.
Há dias, Passo Coelho disse que não queria dourar a pilula que tem vindo a administrar aos portugueses. Agora atirou-lhes um balde de trampa.

quinta-feira, maio 10, 2012

“Sempre Fixe”

Ao contrário de Cavaco Silva,  Mário Soares nunca disse, nem mandou dizer, que tem sempre razão e raramente se engana. Mas, também ao invés de Cavaco Silva, quem o diz é a História…
O conselho que deu ao PS para romper o acordo da troika pôs os nervos em franja a todo o centrão.
Sem estofo para abordarem as questões de fundo apontadas pelo ex-presidente para fundamentar a sua tomada de posição, PS , PSD e CDS perderam-se em  justificações atabalhoadas, que nem os próprios convenceram.
Foi pena, porque, desta vez, parece que a história lhe quer dar razão mais cedo: “Uma vez mais, Mário Soares está certo", é o que corre por aí.

quarta-feira, maio 09, 2012

Impactos

Não se iludam, o resultado das eleições gregas vai ter maior impacto na Europa do que o das eleições presidenciais em França.

terça-feira, maio 08, 2012

Gestão danosa é a do Barbosa


Professor Costa Andrade, provavelmente a figura mais proeminente do Direito  Penal em Portugal

segunda-feira, maio 07, 2012

ACP, um suplemento do Correio da Manhã

Insatisfeito com a quantidade de porcaria fabricada diariamente pelo Correio da Manhã, que gasta as energias a atacar um primeiro-ministro demitido há mais de um ano, Carlos Barbosa decidiu dar uma ajuda ao jornal que fundou, e, em nome do Automóvel Club de Portugal, apresentou uma queixa crime contra alguns elementos do governo de José Sócrates.
Nunca me passaria pela cabeça que o ACP fosse usado como mero suplemento do Correio da Manhã, mas é o que está a acontecer.
Sou sócio do Automóvel Club de Portugal há mais de 30 anos, e, também nessa qualidade, manifesto a minha indignação por ver o ACP envolvido em querelas de cariz político-partidário,   grotescas e de duvidosa legalidade, porém manifestamente  contrárias aos objetivos prosseguidos pelo clube.
Se o senhor Carlos Barbosa quer fazer política, que a faça às claras e em nome próprio.
Não se acobarde atrás do nome do Automóvel Club de Portugal.

A Austeridade mata-os


Será que ainda vai tempo de evitar a própria queda?

domingo, maio 06, 2012

Justiça política

A direita portuguesa, que nunca deixou de controlar ideologicamente o corporativismo impregnado no sistema judicial, sempre se serviu da justiça como arma política.
Dizer que o 25 de Abril nunca chegou aos tribunais tornou-se um lugar-comum, mas é uma realidade, e o preço que o país paga por isso está sempre a aumentar, ao ponto de a justiça ser já a causa principal do nosso atraso.
Não dispondo, como noutros tempos, dos Tribunais Plenários criados por Salazar para julgar os opositores que a Pide prendia por tempo indeterminado, à direita e aos poderosos, passe a redundância, basta puxar os cordelinhos do corporativismo para o sistema judicial se pôr ao seu serviço.
As tentativas de interferência do poder judicial na política em Portugal chegam ao ponto de nos congressos do sector se ouvirem intervenções exigindo a subordinação dos restantes órgãos de soberania ao poder judicial, uma clara violação do principio da separação de poderes consagrado na Constituição da República.
A direita também não morre de amores por esse princípio, e, como controla a justiça, hoje, como outrora, continua a servir-se dela para perseguir os que ousam questionar o domínio que exerce sobre o país.

sábado, maio 05, 2012

Um Pingo de ilegalidade

O espetáculo patrocinado pelo Pingo Doce  no Primeiro de Maio foi tão degradante que o dono veio a correr limpar-se, dizendo que não sabia de nada.
Como se fosse plausível haver no grupo Jerónimo Martins um figurão capaz de pôr centenas de supermercados a vender as mercadorias a metade do preço, nas costas do presidente…
Para tomar uma decisão destas,  que ainda por cima tresanda a ilegalidade, só com as costas bem quentes. 

sexta-feira, maio 04, 2012

Também acredito no Pai-Natal

'Não tive conhecimento' da campanha do Pingo Doce"  
(Alexandre Soares dos Santos)

quinta-feira, maio 03, 2012

Unidos pela fama



Os portugueses  José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Pepe, Fábio Coentrão,  e mais alguns que gravitam na órbita do Real Madrid, são campões de Espanha. Parabéns!
O mérito de terem ganho o título chegaria para justificar os parabéns. Mas fazê-lo à custa do Barcelona, uma equipa que se transformou num ícone, e cujo modelo de futebol parecia imbatível, não está ao alcance de qualquer um.
Sem desprimor para o mérito dos restantes, que é muito, Mourinho e Cristiano Ronaldo são os principais responsáveis por este êxito e, apesar de não lhes perdoarem o "orgulho" e a "arrogancia", pecadilhos que os tornam mais parecidos com eles,  os espanhóis foram obrigados a reconhecê-lo. Literalmente!
Surpresa (para alguns) terá sido o mau perder de Guardiola, que culpou as arbitragens pelo afastamento do Barcelona do título. ("El Madrid es justo campeón, pero se han escondido cosas detrás de nuestro silencio")
Depois destas declarações, já não restarão dúvidas de que o lendário “saber-perder” do Barcelona só se aplica quando acaba por ganhar…

quarta-feira, maio 02, 2012

Destroços

Acabo de sair do Pingo Doce (Fórum Sintra) e ainda não recuperei do choque:  24 horas depois do tsunami, os “estragos” são ainda bem visíveis.
O panorama das prateleiras é desolador. Sabão, Detergentes, azeite, óleo e outros produtos de primeira necessidade continuam desaparecidos.
No entanto, o leite UHT - cuja validade vai de 4 a 6 meses –  ficou incólume.
A malta quer lá saber do leite…

terça-feira, maio 01, 2012

Materialmente impossível


Então o Dr. Júdice não sabe que ultrapassar os limites nas críticas à atual ministra da Justiça configura uma impossibilidade material?
Se  não se põe a pau,  o Marinho ainda lhe impõe uma reciclagem, como aos estagiarios...