sábado, outubro 30, 2010

O preço do acordo

500 Milhões de euros é o montante que o fisco vai deixar de receber pela limitação das deduções do IRS ao 1º e 2º escalão e pela manutenção da tabela do IVA a 6% em alguns produtos alimentares. Foi este o coelho que Eduardo Catroga ufanosamente tirou da cartola, no espectáculo surreal que nos proporcionou à hora de almoço.
Mas durou pouco, o ambiente de vaudeville que por momentos pairou no velho palácio de S. Bento. Minutos depois, ainda o sorriso infantil do amigo de Cavaco contagiava os repórteres televisivos, chegou Teixeira dos Santos. Não sendo ilusionista nem dado ao espectáculo, pôs a questão em pratos limpos: aquela verba teria de ser compensada com medidas de austeridade adicionais, para se cumprir o deficit de 4,6% assumido com a União Europeia.
Os repórteres, a quem Catroga não dera a palavra, encavalitaram-se, tentando saber que medidas eram essas, admitindo, talvez, serem algumas das milhares sugeridas ao PSD no site que criou para esse efeito (http://www.cortardespesas.com/).
Que não, esclareceu o ministro. O PSD não apresentara qualquer sugestão para tapar o buraco que fez no orçamento para 2011. A responsabilidade de descobrir onde arranjar o dinheiro para pagar a sua generosidade passou-a para o governo…

Clones

Tem-me surpreendido a miríade de caras novas que nos últimos tempos invadiu as televisões a comentar a situação política.
Não dá para fixar nomes, há uma grande rotação...
Mas parecem ter saído da mesma linha de montagem: Têm entre trinta e quarenta anos, debitam sabedoria de sebenta, não dispensam a muleta dos lugares-comuns e não resistem ao populismo trauliteiro.
Quem vê um, vê-os todos. De arrepiar!

sexta-feira, outubro 29, 2010

“A Forma e o Conteúdo” na Antena 1

Get this widget Track details eSnips Social DNA


Referências a este blogue, no programa “Janela Indiscreta”, Antena 1, em 28/10/2010.

Jogos de guerra

A Táctica:
- Passos Coelho admite viabilizar Orçamento do Estado (ionline)
- Passos Coelho diz que tem um plano B se Orçamento for chumbado (TSF)

A Estratégia:
-Não vale a pena salvar o Governo a partir de Março (Nogueira Leite- DN)

quarta-feira, outubro 27, 2010

O Negócio do Orçamento

Quem está de boa fé, não estica a corda até ao limite, como fez o PSD desde o Pontal. Por isso, o que aconteceu nestes últimos dias em S. Bento, só por eufemismo se pode chamar negociação.
Tratou-se, contrariamente, de um mero formalismo para calar as vozes que de Norte a Sul se faziam ouvir para que o PSD aceitasse negociar.
Não tendo podido evitar sentar-se à mesa das negociações, o PSD fê-lo com reserva mental.
De facto, logo na apresentação do orçamento, Teixeira dos Santos informou que as eventuais negociações sobre o orçamento para 2011 teriam por limite a manutenção do deficit abaixo dos 4,6%, conforme compromisso assumido com a União Europeia.
Conhecedor desta condição, a única que o governo pôs, bastou ao PSD apresentar propostas que mandavam às malvas os 4,6%, para acabar com uma negociação que nunca quis.

terça-feira, outubro 26, 2010

Onde está a surpresa?

O mau funcionamento da justiça portuguesa tem sido repetidamente apontado por entidades independentes como o principal obstáculo ao desenvolvimento do país.
A baixa classificação atribuída à justiça portuguesa pelo relatório da Comissão Europeia para a Eficácia da Justiça (CEPEJ) não causa, por isso, qualquer surpresa aos portugueses.
O alarido dos sindicatos do sector, tentando negar a realidade, é típico do sindicalismo corporativo que domina a administração pública e só sobrevive à custa dos contribuintes.

domingo, outubro 24, 2010

Em pezinhos de lã



O BPN (também) começou assim...
(Expresso, via Câmara Corporativa)

sábado, outubro 23, 2010

“Não há almoços grátis”

João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda, e João Oliveira, deputado do PCP, notabilizaram-se na Comissão de Inquérito PT/TVI. Ambos se aliaram ao PSD e a todos os figurões que o PSD lá levou na tentativa falhada de provar que José Sócrates mentira sobre essa matéria ao parlamento.
Do lado do PSD, sentava-se um tal Agostinho Branquinho, o mesmo que obriga agora Semedo e Oliveira a reagirem como virgens atraiçoadas, por ter aceite o convite da Ongoing…

sexta-feira, outubro 22, 2010

A Direita em Psicanálise

A inflamado discurso de Passos Coelho no Pontal foi aproveitado pelas franjas mais radicais do PSD para acabar com o relativo entendimento que até então tinha existido entre o governo do PS e o novo líder do PSD.
Enquanto alguns, como Marcelo Rebelo de Sousa, entendiam as ameaças de Passos Coelho como tiros de pólvora seca, nas semanas seguintes, a direita blogosférica encarregou-se de transformar o ardor comicieiro do jovem líder numa bandeira para derrubar Sócrates.
Em obediência a esta estratégia, a tentativa do governo para encetar negociações com PSD, visando a preparação do orçamento de 2011, foi liminarmente rejeitada por Passos Coelho. Estávamos em meados de Setembro.
Desde então e até há poucos dias, Passos Coelho foi esticando a corda ao ritmo da subida da taxa de juro da dívida e nem os apelos das mais altas figuras do PSD, como Cavaco Silva ou Durão Barrosos, pareciam capazes de o demover da estratégia de chumbar o orçamento.
Foi então que Ângelo Correia falou.
Passos Coelho estremeceu. À sua volta, os cabelos de palha de Paula Teixeira Pinto moldavam-se ao vento, como sempre, mas já não viu Nogueira Leite. Sobravam Miguel Relvas e Marco António. Estava sozinho.
---
Entretanto há blogues que entraram em terapia de grupo. É uma dor de alma...

quarta-feira, outubro 20, 2010

Nó cego

Acabo de ouvir Passos Coelho ler a sua “declaração ao país” (sic).
Terminada a leitura, respondeu a três perguntas dos jornalistas e esquivou-se pela direita baixa.
O que disse sobre o governo está ao nível da bancada dos verdes. Sobre o orçamento, vacilou entre Portas e Louçã. Um nó cego.

Orçamento mau, orçamento bom

Embora a generalidade dos entendidos diga que é necessário, quase toda a gente acha que o orçamento proposto para 2011 é um orçamento mau.
Mau porque impõe medidas de austeridade, esclarecem.
Embora não assumida, a mensagem que sibilinamente é passada é a de que um bom orçamento não comporta medidas de austeridade.
Mas é completamente errada, porque são os bons orçamentos, assim entendidos, que conduzem inexoravelmente aos orçamentos maus

terça-feira, outubro 19, 2010

Revisão da Constituição a la carte

Hoje apetecem-me eleições antes de Abril.
Amanhã, não sei... talvez à caçador.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Sindicalismo caviar

“…o plano de austeridade que aí vem afecta sobretudo as profissões liberais, gestores públicos, pilotos da TAP, magistrados e quadros superiores do Estado, chefias militares, diplomatas, professores universitários, docentes do ensino secundário dos escalões mais altos, apresentadores de televisão e pouco mais. A irritação da direita começa aí.” (Eduardo Pitta)
É por esta gente que a CGTP vai fazer greve?…

FIFA, a incorruptível

Segundo uma reportagem do Sunday Times, Amos Adamy, nigeriano membro do Comité Executivo da FIFA que vai escolher o país onde se vai realizar o campeonato do mundo de 2018, pediu 570 mil euros a uma candidatura para a favorecer. Este responsável da FIFA foi inclusive filmado pelos jornalistas daquele periódico, que se apresentaram como emissários da candidatura norte-americana, que esta semana anunciou ter desistido da candidatura para 2018 para apostar tudo em 2022.
O mesmo jornal revelou ainda que Reynald Temarii, vice-presidente da FIFA e presidente da Confederação da Oceânia, natural do Taiti, teria pedido 1,6 milhões de euros que se destinariam à construção de uma academia de futebol. Este alto dirigente teria, ainda segundo os repórteres disfarçados, adiantado que outras duas candidaturas já lhe haviam acenado com propostas à Oceânia em troca do seu voto. (Diário de Notícias)


Nota: Espanha e Portugal concorrem conjuntamente a este mundial

sábado, outubro 16, 2010

Portugal desconhecido


Um sabugueiro que dá castanhas,
ou um castanheiro que dá bagas?...

sexta-feira, outubro 15, 2010

Cá se fazem…

O orçamento para 2011 vai ser apresentado dentro de algumas horas. Conforme bem lembra o Eduardo Pitta, traz como anexos ”a factura da Expo 98, do Porto Capital da Cultura 2001, dos estádios do Euro 2004, dos estudos e expropriações da OTA, da maquinação para mudar a OTA para Alcochete, do metro do Porto, do metro de Almada, do bodo aos pobres para (em ano de eleições) obviar às ondas de choque do subprime, da nacionalização do BPN, do acordo Alçada & Fenprof...”
É mais fácil acusar o Sócrates, que tem as costas largas....

quinta-feira, outubro 14, 2010

Benefício do infractor

Amanhã algumas SCUTS vão cobrar portagem. Sabia-se há meses, mas as televisões estão a fazer um enorme esforço para que os cidadãos cumpridores tenham pena dos desleixados que deixaram para o último dia a compra da Via Verde.
Entretanto, os oportunistas do costume tentam ganhar força com a preguiça dos atrasados.

O Último Mineiro

Os chilenos celebram desde a madrugada o sucesso da operação de salvamento dos mineiros, presos há mais de dois meses numa mina, a 700 metros de profundidade.
Vai também para dois meses que Passos Coelho, confiado nos conselhos de Mendes Bota, foi apanhado pelo desabamento de uma arriba no Pontal.
Ao contrário do que aconteceu com os mineiros chilenos, até ontem Passos Coelho tinha rejeitado todas as tentativas de o trazer à superfície. Ontem, porém, bankers made him an offer he can’t refuse…

quarta-feira, outubro 13, 2010

«Portugal com votação recorde no regresso ao Conselho de Segurança»

Esta eleição é uma vitória da diplomacia portuguesa e benéfica para a imagem do país.
É o suficiente para pôr os blogues de direita a espumar....

A Birra

terça-feira, outubro 12, 2010

“Vejam bem!”

Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social”, o gabinete de imprensa do PCP divulgou um comunicado onde afirma que a atribuição do prémio Nobel da paz a Liu Xiaobo é “inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China”…. “um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos”.
Liu Xiaobo é um intelectual chinês conhecido em todo o mundo “pela sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China”, refere o Comité Nobel. Desde a sua participação nos protestos da Praça Tiananmen em 1989, foi preso por quatro vezes e continua detido.
Este comunicado do PCP, que merece o repúdio de qualquer democrata sério em qualquer parte do mundo, deveria também levar os portugueses a pensar como é que Jerónimo de Sousa, Manuel Carvalho da Silva, líder da CGTP, Mário Nogueira, presidente da FENPROF, e outras figuras de proa de um partido que avilta desta forma a luta pelos direitos humanos e pela democracia onde ela não existe, têm a lata de nos entrar em casa a invocar direitos que não reconhecem a Liu Xiaobo…


Agarrem-me, senão…

O presidente do PSD disse hoje, em Rio Maior, que, se não fossem as eleições presidenciais, estaria hoje a apresentar uma moção de censura ao Governo e não a discutir se deixava ou não passar o Orçamento do Estado
Pedro Passos Coelho é líder do PSD desde Março. Teve seis meses para poder apresentar uma moção de censura ao governo. Agora, que não pode, diz que o faria…

domingo, outubro 10, 2010

Passar das marcas

Cavaco Silva, Durão Barroso, Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Filipe Menezes, Pacheco Pereira, ou seja, praticamente todo o núcleo histórico vivo do PSD que o país identifica, já se pronunciaram no sentido de o PSD viabilizar o Orçamento de Estado para 2011.
Perante esta realidade, se, em vez de dar ouvidos a esta gente, a direcção do PSD seguir os conselhos(!) dos meninos topo de gama que infestam os blogues com apelos ao “vai ou racha”, nem interna nem externamente se compreenderá essa actuação.

A incerteza que a liderança do PSD faz pairar sobre o orçamento de 2011 não é uma ameaça ao governo, é uma chantagem sobre o país.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Verdes são os campos







"Achas que o PSD deixa passar o orçamento? "

---








"Sei lá...
E vós, o que achais?"

---



"UUH!!!"





quinta-feira, outubro 07, 2010

Chumbado, obviamente!

Fez-se um certo alarido pelo chumbo da lista dos juristas indicados por Portugal para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
A preparação da lista fez-se conforme os usos da paróquia: Contentam-se os interesses dominantes, da competência logo se vê. Estas coisas não acontecem só no Futebol…
Ao incluir na lista um jurista que fez tábua rasa da Constituição da República, defendendo que os deputados da Comissão de Inquérito PT/TVI deviam ter acesso às escutas do processo Face Oculta, que é que esperavam?
Sendo repetente, devia saber que quem submete o direito ao cartão de militante não pode ser juiz em parte alguma.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Vozes do Além

Cem anos após a sua morte, os monárquicos portugueses, apaparicados por alguns partidos ditos republicanos (um deles foi escolhido pelo PSD para rever a Constituição da República…), querem fazer crer que a monarquia está viva, e aproveitaram o dia da celebração da República para jurarem fidelidade ao seu rei.
Enquanto por esse país fora se entoava a portuguesa, em Guimarães protestava-se lealdade a Duarte Pio, que reivindica o trono de Portugal por descender de D. Miguel, o rei absolutista que se tivesse saído vencedor na luta contra o seu irmão Pedro, teria atirado Portugal para idade média, em pleno século XIX.
Que, passados cem anos, os monárquicos portugueses ainda sonhem com o século XIX, é de estranhar. Mas que alguns, como o pretenso rei, não ultrapassem 1820, é que não tem remédio…

terça-feira, outubro 05, 2010

Viva a República!

Durante o Estado Novo, a celebração do 5 de Outubro era uma manifestação contra a ditadura e a favor da democracia. O regime não gostava, olhando de soslaio para os que se juntavam nas traseiras do Instituto Superior Técnico, a deixar uma coroa de flores na estátua de Antonio José de Almeida.
Celebrar a República é celebrar a democracia.

segunda-feira, outubro 04, 2010

"A Casa dos Segredos"

Não há muito tempo, um líder do PSD (Filipe Menezes, Ferreira Leite, que sei eu?...) dizia que não apresentava sugestões nem alternativas para que o governo não as copiasse.
O líder actual diz que tem alternativas ao orçamento para 2011, mas recusa-se a divulgá-las…
Reincidir nestas práticas, como faz o PSD, remete para uma tradição obscurantista contrária aos valores da democracia, que se julgava esquecida.
Face a esta prática, a verdade, a ética e a seriedade que gostam de apregoar, só podem ser máscaras para disfarçar o ADN…

sábado, outubro 02, 2010

Previsões do Professor Marcelo

No Domingo passado, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou na TVI que Sócrates achava que a situação do país “não estava assim tão mal” e tirou as seguintes conclusões: