quarta-feira, outubro 31, 2012

Refunda-se!

Como alguém já alertou,  a “refundação do memorando de entendimento” é uma manobra para rever a Constituição sem fazer ondas.  Acabar com os direitos sociais (direito à educação, à saúde, à habitação, à segurança social…) que a Constituição da República consagra, é um velho sonho de  Passos Coelho.  Chegou mesmo a apresentar um projecto de revisão constitucional nesse sentido.
Desde que chegou ao governo, não tem feito outra coisa, usando os meios que a legislação ordinária lhe dá. Porém, como teme que o Tribunal Constitucional o atrapalhe na sua cruzada antissocial, quer a ajuda do PS para ultrapassar esse “empecilho”.
A Constituição não precisa de ser refundada.
Passos Coelho é que tem de ser refundido.

terça-feira, outubro 30, 2012

"Com Portas e Passos Coelho, nunca!"


Antes da chegada da Troika, quando se colocava a hipótese de o PSD e o CDS se entenderem  com o PS para salvaguarda do interesse nacional, a resposta foi sempre a mesma: “Com José Sócrates, nunca!”
Agora, que puseram o país de pantanas e têm medo de sair à rua,  querem que o PS lhes sirva de guarda-costas.
É tempo de lhes refrescar a memória…

O pior desastre

A passagem do furacão Sandy provocou o maior desastre da história do Metropolitano de Nova Iorque. (New York Times)
 

segunda-feira, outubro 29, 2012

Sandy, o furacão

 
A costa leste dos Estados Unidos, prepara-se para o pior. Sandy não é para brincadeiras.
 

domingo, outubro 28, 2012

E Relvas ali tão perto…

 
O "exemplo" de Relvas é uma referência deste governo...
 

sábado, outubro 27, 2012

Quanto mais se mexe…


(Titulo do Expresso)

quinta-feira, outubro 25, 2012

Perplexidades

Este título do Jornal de Noticias é contraditório: Como se pode reavaliar uma licenciatura que nunca foi avaliada?

quarta-feira, outubro 24, 2012

Quem não chora não mama, nem que seja ao telefone…

“Numa clara referência ao BESI, Ulrich disse hoje que "quem protestou" pelo ajuste directo à Perella "ganhou logo as privatizações seguintes".
"Qual ajuste directo é que está a referir? É que quem protestou ganhou logo as privatizações seguintes, da TAP e da ANA", declarou hoje o presidente executivo do BPI quando questionado sobre o ajuste directo à Perella da assessoria às vendas da REN e da EDP.
"Valeu a pena protestar", acrescentou o banqueiro numa clara referência ao Banco Espírito Santo Investimento (BESI), que foi uma das entidades escolhidas para assessorar a privatização da TAP e da ANA.
"O BPI não protestou em nenhum ajuste directo. Estamos a assessorar um candidato à ANA", concluiu, sem avançar qualquer detalhe.” (Económico)

Cortar na despesa

Não sou especialista e confesso que quando ouvia  falar em cortar nas despesas do Estado, não me passava pela cabeça que, para o PSD, fosse baixar salários, pensões e  subsídios. Não me passava a mim, nem certamente passava pela cabeça dos eleitores que deram a maioria a Passos Coelho. Se até o Marques Mendes já tinha feito uma lista com o que se podia cortar…
Até os liberais se surpreendem, mas agora já sabem: Se os ouvirem dizer que vão “eliminar as gorduras do Estado”, o que eles vão fazer é baixar salários, as pensões e os subsídios.

terça-feira, outubro 23, 2012

Adivinhar é proibido?

Era, até ontem.
A justiça italiana acaba de condenar a seis anos de prisão sete membros da Comissão governamental  italiana de  Grandes  Riscos. Entre os condenados estão os mais célebres cientistas italianos na área da sismologia, todos acusados de homicídio por negligência por terem minimizado os riscos para a população e subestimado os sinais percursores do sismo de Aquila (2009), que causou 309 mortos.  

Este episódio está a alarmar a comunidade cientifica mundial, que considera a sentença inaceitável, por subentender que os cientistas são capazes de prever os sismos, quando apenas facultam probabilidades. (Le Monde)

segunda-feira, outubro 22, 2012

Trambolhão

A União de Ciclismo Internacional (UCI) retirou a Lance Armstrong as sete vitórias na Volta à França.
Este castigo vem na sequência da sugestão apresentada pela Agência Norte Americana Antidopagem que acusou o ciclista de orquestrar «o mais sofisticado programa de doping» na história do desporto. (SOL)

Passar cartão


Não passar cartão ao CDS, não é crime. Pode até ser virtude.
Pôr  a gente a pão e água é que é crime.

domingo, outubro 21, 2012

“O medo mudou de campo"

O retrato do país, por Mário Soares.
 

sábado, outubro 20, 2012

Monte Branco

 

sexta-feira, outubro 19, 2012

Alemães e… alemães


Excessiva austeridade pode ser mortal", (Peer Steinbrück, líder do SPD)

 Nem todos os alemães seguem a bíblia de Merkel.

O cavalo do espanhol


A história  do espanhol que, para poupar, começou a cortar na ração do cavalo até que, quando o animal já estava quase habituado a não comer, morreu.
Agora na versão de Manuela Ferreira Leite: "Que interessa não falir se vamos estar todos mortos?"

quinta-feira, outubro 18, 2012

Farsantes

 
Tendo em conta o fuso horário, Passos Coelho lançou esta boutade depois do comunicado de Paulo Portas, divulgado às 7:30 em Lisboa, 9:30 em Bucareste.

Se fosse sincero, seria a único português a levar a sério aquele comunicado. Mas não é. Tanto o autor do comunicado, como o destinatário, são personagens da mesma farsa.

Amuos

Não é por amor ao PSD, é por amor ao pote. Os amuos são uma táctica para  aumentar o quinhão.

quarta-feira, outubro 17, 2012

Pagar pelas asneiras dos outros

Dirijo-me também aos espanhóis e portugueses que estão a pagar caro pelos desmandos cometidos por outros. Chegou a hora de oferecer uma perspectiva, para além da austeridade (François Hollande, Presidente da França, em entrevista ao Le Monde)
Os partidos que agora estão no governo, secundados por uma matilha de comentadores ditos «económicos » (Camilo Lourenço, João Duque, Campos e Cunha, José Gomes Ferreira, Medina Carreira…) intoxicaram o povo português até o convencerem de que José Sócrates era o único culpado das desgraças que nos iam atingindo. O Presidente da República, Cavaco Silva, não se limitou a dar o aval a esta campanha persecutória: Acusou, julgou e comandou a execução.
Hoje, já muita gente se deu conta de que foi manipulada, mas o mal está feito: Levámos com a Troika em cima e, como se isso não bastasse, vamos arcar com um orçamento que vai  liquidar o que resta da nossa débil economia.
Entretanto, Belém vive em paz. Só se ouve o Facebook...

"Perguntem ao CDS"

Agora é oficial. Os partidos da coligação que nos governa, estão de candeias às avessas. Ninguém quer ficar queimado, nem mesmo em lume brando... 
No entanto, enquanto em surdina vão atirando as culpas uns aos outros, o país afunda-se com a ameaça de um segundo resgate no horizonte.
Foi para isto que Cavaco Silva, o PSD, o CDS, o BE e o PCP chumbaram o PEC IV (que  evitaria o resgate da Troika e a violenta austeridade que está a asfixiar o país) já depois de  Sócrates ter garantido o apoio de Merkel  e do BCE?
Esqueceram-se? Só passou ano e meio

terça-feira, outubro 16, 2012

O Circo do Caldas


Quando vai para o governo, o CDS amanha-se à grande e à francesa. O caso Portucale, com a multidão de Jacintos Leites Capelos Regos a assinar recibos, é bem elucidativa da criatividade de Portas & Companhia para raparem o pote.
Outra característica do CDS, quando vai para o governo, é fingir deslealdade com o parceiro de coligação.  Títulos como este, “CDS promete dar luta ao Orçamento”, são números de circo. O CDS é tão responsável como o PSD pela calamidade que está a afectar o país e faz estes números enquanto se amanha. Nunca o CDS abandonou um governo de coligação com o PSD, por sua iniciativa. É só areia para os olhos do eleitorado. 

segunda-feira, outubro 15, 2012

Açores – Bravo, meu bem…




 
("PS renova maioria absoluta com novo presidente do Governo Regional... O novo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, tem 39 anos, nasceu na freguesia da Covoada, concelho de Ponta Delgada" - Açoriano Oriental)

Cábulas


Reuniões de Conselho de Ministro que se prolongam por 20 horas indiciam uma grande desorganização no funcionamento do governo. Como ninguém faz “o trabalho de casa”, vão para as reuniões discutir o que devia estar acordado previamente.
De um governo liderado por um estudante serôdio, assessorado por um cábula licenciado por equivalência, que é que esperavam?

domingo, outubro 14, 2012

Uma Fraude

Mais gente pensa o mesmo, mas dito por Pinto Monteiro é outra coisa: “O Processo Freeport é uma fraude” . E disse mais: O processo Freeport  é  o terceiro processo mais caro

Convenhamos que a nossa justiça, além de cara, gosta de trabalhar para o boneco. Se bem que, andar sete anos a tentar enredar um primeiro-ministro num processo que é uma fraude, configure mais um trabalho encomendado por criminosos do que por bonecos…

A loura que anda por aí a prometer acabar com a impunidade, pode começar por quem cometeu e engordou esta fraude. Pelo menos ficaríamos a saber se o fim da impunidade também se aplica a laranjas & associados…

Sem Adjetivos

Mal tomou posse, este governo inventou um desvio colossal para nos tirar metade do subsídio de Natal em 2011. Desde então, as invenções e os adjetivos foram variando mas o resultado foi sempre o mesmo: aumento de impostos, corte de salários e pensões. Claro que, para a economia, o resultado  não podia ser bom. 
Mas para quem, de economia só leu livros e de política não foi além dos congressos da jota, é mais fácil acreditar nas ideias de um teórico ressabiado do que na realidade que entra pelos olhos dentro. Só assim se explica  que o governo queira aplicar em 2013 a receita que tão maus resultados deu em 2012.
As reações não se fizeram esperar: Enorme, brutal, destruidor, devastador, bomba atómica, napalm fiscal, sismo fiscal, é assim que o país vê o Orçamento de Estado para 2013.
Aprovem-no e verão.

sábado, outubro 13, 2012

De raça


 
Pois, coelho no pote

sexta-feira, outubro 12, 2012

Em desespero



Sempre rodeados de guarda-costas, saem pelas portas das traseiras, evitando os espaços públicos. A rua aterroriza-os. É preciso recuar a antes do 25 de Abril para encontrar tanta animosidade e distanciamento  entre governantes e governados.
Tudo isto é fruto da política de esbulho público e privado, levada a cabo por um governo de fundamentalistas frios e indiferentes à miséria que provocam. Nada os demove na sua cruzada de redenção da confiança dos mercados, onde esperam alcançar o êxtase.
Mas também neles a fé começa a fraquejar e entram em desespero…

Monólogos cobardes

“…Mas também se ficou a saber que dois dos mais acérrimos inimigos de Campos (Paulo Campos) - Medina Carreira e Marques Mendes –, que sem tréguas o têm atacado, se recusaram a debater o assunto na TV com o "acusado". O que não deixa de ser uma manifestação de covardia política ou até de má fé, tanto mais que eles estão em antena todas as semanas, às vezes até mais do que uma vez. Ou não será que o solilóquio em que ambos se deleitam são em última instância a prova provada de quem receia e recusa o debate? 
Mas soube-se ainda que um desses acusadores, Marques Mendes, foi por seu turno acusado de ter exigido (num governo PSD) uma alteração do trajecto de uma autoestrada no distrito de Aveiro, apenas justificado por razões eleitorais, que custou ao Estado cerca de 800 milhões de euros!...”

quinta-feira, outubro 11, 2012

Coelhos a saltar da toca


quarta-feira, outubro 10, 2012

Palavras como balas

"Nem que tenha de me sentar no chão da escola, tudo o que quero é a minha educação. E não tenho medo de ninguém".

A atitude desta
menina paquistanesa de 14 anos, agora em perigo de vida depois de baleada na cabeça por defender direito a estudar, fez mais mossa aos talibans do que os exércitos que por lá andam…

Culpado e reincidente

Tal como o Álvaro, também Vítor Gaspar tinha fama de brilhante quando chegou ao governo.  Quanto ao homem de Vancouver, depressa se percebeu que o brilho, a existir, seria da gordura. Porém, o sorriso melífluo do Gaspar conseguiu enganar muito boa gente.
No entanto, passado um ano sem conseguir acertar numa previsão, muita dessa boa gente começa agora a duvidar do brilhantismo do Gaspar, pese embora o paternalismo protector do ministro alemão das finanças, cuja invalidez não pode desculpar tudo.
Apertado com mais uma “imprevista” derrapagem no défice de 2012, o Gaspar preparava-se para a “resolver” com as futuras receitas da concessão da ANA, vigarice que o Eurostat topou e rejeitou.
Consta no entanto, que o Ministério das finanças (ou será o ministro?) não se conforma com  o veto do  Eurostat e vai mesmo usar  as eventuais receitas da ANA para tapar o “imprevisto” buraco, sujeitando o país às consequências de um chumbo à posteriori.
Ou seja, lá para Abril, quando as contas de 2012 forem analisadas pela U.E., quem estiver no Ministério das Finanças que se desenrasque com o chumbo, porque o Gaspar provavelmente já deu à sola…
(Fonte: Expresso)

terça-feira, outubro 09, 2012

Nunca as mãos lhe doam


Estúpidos, somente


Afinal os rapazes não são loucos, apenas atrasaditos.

segunda-feira, outubro 08, 2012

Mistério esclarecido

Todos se perguntavam que favores lhe deveria Pedro Passos Coelho, para manter a confiança política em Miguel Relvas, uma personalidade cujos esquemas e trafulhices são motivo de escárnio, mesmo além fronteiras.
O segredo começou agora a ser revelado pelo Público:
 
Aguardam-se os desenvolvimentos do "jornalismo de investigação" do Correio da Manhã e a habitual diligência dos profissionais das comissões de inquérito da Assembleia da República...

sábado, outubro 06, 2012

"Não se pode excluir o povo"

 

sexta-feira, outubro 05, 2012

Já muita gente deu por isso

 
Se fosse só a linguagem…

quinta-feira, outubro 04, 2012

A provocaçãozinha

A monarquia foi enterrada há mais de um século. Se, para a ressuscitar, os monárquicos não arranjam melhor do que este confesso amigo de ditadores (o presidente Bashar al-Assadé uma pessoa com um fundo muito bom e um homem muito bem intencionado”), não melhoraram nada nos últimos cem anos.
E lá na Causa Monárquica também não haverá ninguém com dois dedos de testa que diga a SAR que não há nobreza em aproveitar as comemorações da República para se pôr em bicos de pés?

Ninguém mesmo?

Receita para o descalabro

 
 
Estamos a melhorar, diz o Gaspar...

quarta-feira, outubro 03, 2012

Amigos de ocasião

O primeiro-ministro da República Portuguesa estará na Eslováquia no dia 5 de Outubro, o dia em que se comemora a implantação da Republica em Portugal.
Parece que é a primeira vez, depois do 25 de Abril, que um primeiro-ministro de Portugal faltará às comemorações do 5 de Outubro.
A desculpa é a Cimeira dos Amigos da Coesão -  Portugal, Irlanda, Grécia, e outros igualmente beneficiários do orçamento da  U.E.
Os amigos são para as ocasiões…

BPN again

O caso BPN é seguramente o maior roubo feito aos contribuintes e simultaneamente o maior desfalque financeiro praticado em Portugal.
Dos que beneficiaram desse roubo sobressaem figuras conhecidas do PSD, do passado e do presente. O próprio  Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva,  e  respetiva  família, terão beneficiado com as artimanhas financeiras engendradas por Oliveira e Costa e companhia.
Custa acreditar que a direita portuguesa tenha perdido completamente a noção de justiça, da decência e da honestidade. Mas contra factos não há argumentos.

terça-feira, outubro 02, 2012

Divertimentos Disney


Com tanta animação, quem precisa de dormir?…

segunda-feira, outubro 01, 2012

Desorientação

A desorientação começou no governo, mas espalhou-se como lepra.  O estado geral do país é de total  desorientação.
As manifestações manifestam descontentamento, mas estão sem objetivo.  Se descontarmos o silêncio da Fenprof, que perdeu o pio mal o Crato  se mudou para a 5 de Outubro, nem o Bloco nem o PCP tiveram de mudar uma virgula ao guião que usavam contra Sócrates. Se o governo de Passos cair, o mesmo guião servirá  para o próximo, e assim sucessivamente…
No quadro constitucional vigente, estes partidos não estão disponíveis para governar. No entanto, não passa uma legislatura sem apresentarem uma moção de censura. Está no guião.
Se nem o BE nem o PCP se dispõem a contribuir para uma solução de governo no quadro vigente,  no PS, Seguro não está nada seguro de querer governar.
Acresce que, apesar do que se grita nas ruas, a Troika não é descartável. Aliás, quem tentou  evitar que ela viesse foi Sócrates, ao contrário de muitos dos que agora querem correr com ela.
De facto foi  o BE, o PCP, o PSD, o CDS e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que abriram as portas à Troika ao rejeitarem o PEC IV, empurrando o país para o beco sem saída em que se encontra. Desde esse malogrado dia de Março de 2011, já tivemos que aguentar dez vezes mais austeridade que a prevista no PEC IV, e a situação do país piorou em todas as vertentes: Desemprego, défice, divida pública, recessão... Vejam os números.
Para cúmulo, não passa um dia sem que alguém do governo nos venha insultar ( piegas, cigarras, ignorantes), responsabilizando-nos por todo  mal que nos acontece.
A desorientação é tal que já se  ouvem vozes, apelando à intervenção do Presidente da República. Como se, depois da razia que fez na capoeira, a raposa desse um bom  cão de guarda…